terça-feira,
4 de novembro de 2025

Auxílio-gás nacional vai acabar? Veja o que diz o governo federal

Problemas com o orçamento podem fazer com que o Auxílio-gás nacional deixe de ser pago no decorrer do ano de 2025. veja o que se sabe

- Anúncio -

Um dos programas de transferência de renda mais populares do país, o Auxílio-gás nacional corre risco de não ser pago nesse ano de 2025. Tudo por causa de uma confusão envolvendo as regras estabelecidas no plano de orçamento para este ano. 

O plano de orçamento é uma espécie de documento em que o governo federal detalha todas as previsões de gastos e despesas para o ano seguinte. Esse documento precisava ter sido aprovado até o final do ano passado, mas não foi. Existe uma expectativa de que o texto seja aprovado no início de fevereiro.

Ainda no final do ano passado, o governo federal definiu que os gastos indicados para o Auxílio-gás nacional sairiam do plano de orçamento, e seriam pagos com os recursos do pré-sal. Esse movimento faria com que o programa social tivesse um aumento de verba sem estourar as regras fiscais

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Essa ideia, no entanto, não pegou nada bem dentro do mercado financeiro, que pressionou por uma mudança. Diante desse contexto, o Ministério da Fazenda decidiu retirar esse projeto de pauta, e indicar que os gastos com o auxílio voltariam para o plano de orçamento.

Acontece, no entanto, que o ministério apenas retirou o projeto de pauta, e não voltou a falar sobre o assunto no plano de orçamento. Assim, o documento que está prestes a ser aprovado no Congresso Nacional não conta com previsões de liberações de recursos do Auxílio-gás nacional. 

Auxílio-gás nacional vai ser cancelado

Até aqui, o Ministério do Desenvolvimento Social, pasta responsável pelos pagamentos do Auxílio-gás nacional, ainda não falou sobre o que pode acontecer com o programa nesse ano de 2025.

Especialistas afirmam que, se o governo federal quiser continuar pagando o benefício, vai precisar indicar uma nova fonte de recursos para seguir liberando o programa.

No ano passado, por exemplo, o governo federal teve que realizar cortes no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para conseguir bancar o Auxílio-gás nacional em 2025.

Para 2025, no entanto, ainda não se sabe se o governo federal vai realizar algum movimento parecido, ou se o benefício vai simplesmente deixar de ser pago. Com o dinheiro que há no caixa agora, não há espaço no orçamento para a realização das liberações. 

O programa

O Auxílio-gás nacional realiza pagamentos em dinheiro para pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, e que possuem uma renda per capita de até meio salário mínimo.

Além disso, também é importante que os cidadãos tenham uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico, e que residam com ao menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

Compartilhe:

Aécio de Paula
Aécio de Paula
Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e pós-graduado em Direitos Humanos pela mesma instituição. Atua na produção, edição e apuração de conteúdos sobre política, economia, sociedade e cultura, com experiência em redações e portais de notícia.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana