segunda-feira,
27 de outubro de 2025

Auxílio-gás: veja como se inscrever para receber em agosto

Próxima liberação do Auxílio-gás nacional vai ser pago no próximo mês de agosto. Veja quem vai poder receber e o que fazer para ter chances de entrar no projeto

- Anúncio -

O Governo Federal concluiu na última semana os pagamentos de junho do Auxílio-gás nacional. Estima-se que mais de 5 milhões de pessoas tenham recebido o saldo em suas contas. Agora os usuários querem saber quando os próximos pagamentos serão feitos e quem poderá receber o saldo.

Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, a ideia é retomar os pagamentos do Auxílio-gás nacional a partir de agosto. Não há previsão de liberações para este mês de julho porque este programa tem caráter bimestral, ou seja, ele é pago sempre a cada dois meses.

As regras de seleção, no entanto, não deve mudar. Para ter direito ao Auxílio-gás nacional é necessário ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico. Além disso, também é importante residir com ao menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Ainda de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, pessoas que fazem parte do Bolsa Família tem prioridade neste procedimento. O mesmo vale para as mulheres que tenham sido vítimas de violência doméstica e que estejam sob medidas protetivas.

Mas como as pessoas que fazem parte destes grupos poderão se inscrever para fazer parte do Auxílio-gás nacional no próximo mês de agosto? Em primeiro lugar, é importante lembrar que não existe nenhum tipo de inscrição direta para o programa. Mas algumas coisas podem ser feitas.

Como entrar no Auxílio-gás em agosto

Já faço parte do programa

Para as pessoas que já recebem o dinheiro do Auxílio-gás nacional este ano, não é preciso se preocupar com o sistema de seleção. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, a ideia é liberar o saldo para estas pessoas em agosto de maneira automática.

O usuário que já faz parte do Auxílio-gás nacional precisa atentar apenas para manter os dados do Cadúnico atualizados sempre com informações verdadeiras. A atualização precisa ocorrer sempre uma vez a cada dois anos, ou sempre que houver uma mudança estrutural na família.

Nunca recebi o dinheiro do programa

Para quem nunca recebeu o Auxílio-gás e quer pegar o saldo pela primeira vez em agosto, a ideia é atentar para os dados do Cadúnico para entender se eles estão desatualizados. Em alguns casos, o cidadão não recebe o dinheiro do benefício devido a uma falta de atualização.

Caso o cadastro esteja atualizado, a dica é apenas aguardar. Quem não for selecionado em agosto, terá outras chances ainda em outubro e dezembro deste ano.

Compartilhe:

Aécio de Paula
Aécio de Paula
Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e pós-graduado em Direitos Humanos pela mesma instituição. Atua na produção, edição e apuração de conteúdos sobre política, economia, sociedade e cultura, com experiência em redações e portais de notícia.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Qual sua situação com o Auxílio Gás?

Buscando
Aguardando
Recebendo

Qual sua principal dúvida hoje?

Regras
Datas
Valor