quarta-feira,
29 de outubro de 2025

Governo inicia pagamentos do vale-gás. Confira os valores e datas

O valor continua sendo 100% da média do preço nacional de referência do botijão de 13 kg

- Anúncio -

O depósito do Auxílio Gás 2024 retornará neste mês de abril para 5,5 milhões de pessoas.

O vale-gás, programa do governo federal que subsidia a cada dois meses a compra de botijões por famílias de baixa renda, será pago em uma nova  rodada de pagamentos da parcela referente ao mês de abril. 

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

O calendário de pagamento segue o mesmo cronograma do Bolsa Família e ocorre pela Caixa Econômico Federal

O benefício foi uma forma encontrada para diminuir o efeito do preço do gás de cozinha sobre o orçamento das famílias de baixa renda.

Os pagamentos ocorrem nos últimos 10 dias úteis de cada mês, sendo a data de pagamento atrelada ao final de NIS do beneficiário. A primeira parcela começará em 17 de abril (veja calendário abaixo). 

De acordo com a regra, o auxílio será pago no limite de 1 (um) benefício por família beneficiária, em meses alternados, no valor  que representa 100%  da média do preço nacional de referência do botijão de 13 kg de gás liquefeito de petróleo (GLP).

Quem tem direito ao Auxílio Gás?

O Auxílio  Gás segue as mesmas regras do atual Bolsa Família, e destina-se às famílias brasileiras que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Em outras palavras, o benefício de transferência direta e indireta de renda é tem como objetivo  garantir uma renda básica para as famílias que vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza.

Para ter direito ao recebimento do benefício, é necessário que essas famílias estejam cumprindo os requisitos exigidos pelo programa, como a inscrição no Cadastro Único.

Atualmente, o Governo Federal está realizando um pente-fino para descontinuar o pagamento indevido do benefício a um determinado grupo de pessoas.

Estabeleceu-se um prazo para saída voluntária de segurados indevidos que, inadequadamente, recebem o Bolsa Família e, assim, eles não serão responsabilizados.

Uma dúvida comum entre os beneficiários do Bolsa Família é se eles podem, ao mesmo tempo, receber também o Vale Gás. A resposta é sim! 

Inclusive, os beneficiários do Bolsa Família têm prioridade no recebimento do Vale Gás, e os dois benefícios possuem praticamente os mesmos critérios de recebimento.

Um dos critérios comuns para que a família receba o Vale Gás e o Bolsa Família, é de que todos os membros estejam com inscrição atualizada a cada 2 anos no Cadastro Único.

Calendário do Auxílio Gás de abril

O pagamento do Auxílio Gás acontece a cada dois meses pela Caixa Econômica Federal, conforme calendário de pagamentos do programa Bolsa Família.

O pagamento acontecerá agora em abril. Confira as datas:

  • NIS com final 1: 17 de abril;
  • NIS com final 2: 18 de abril;
  • NIS com final 3: 19 de abril;
  • NIS com final 4: 22 de abril;
  • NIS com final 5: 23 de abril;
  • NIS com final 6: 24 de abril;
  • NIS com final 7: 25 de abril;
  • NIS com final 8: 26 de abril;
  • NIS com final 9: 29 de abril;
  • NIS com final 0: 30 de abril.

Como consultar?

Dessa forma, para você saber se vai poder receber o Auxílio Gás, poderá fazer uma consulta pelos seguintes canais:

  • Aplicativo Bolsa Família;
  • Aplicativo Caixa Tem;
  • Ligação para a Caixa Econômica Federal: número 111;
  • Ligação para o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social: número 121. 
  • O repasse é de 100% do valor médio do botijão de 13 quilos às famílias que têm inscrição.

Compartilhe:

Ana Lima
Ana Lima
Ana Lima é formada em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá e já atua na profissão há mais de 30 anos. Já foi repórter, diagramadora e editora em jornais do interior e agora atua na mídia digital. Possui diversos cursos na área de jornalismo e já atuou na Câmara Municipal de Teresópolis como assessora de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana