A Caixa Econômica Federal revelou que iniciará, a partir de 24 de novembro, a primeira fase da distribuição do vale para recarga de gás de cozinha (GLP) destinado aos beneficiários do programa Gás do Povo, que foi lançado pelo governo Lula em setembro.
Nesta etapa inicial, aproximadamente 1 milhão de famílias poderão se beneficiar em 10 capitais brasileiras, incluindo cidades como Salvador (BA), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Belém (PA), Recife (PE), Teresina (PI), Natal (RN), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP).
Este novo programa é uma versão expandida e reformulada do atual auxílio-gás, que atualmente beneficia cerca de 5 milhões de famílias. Anteriormente, o auxílio era fornecido em dinheiro, mas agora a gratuidade será aplicada à compra dos botijões de gás.
O governo espera alcançar 15,5 milhões de famílias em todo o Brasil até março de 2026.
O vale-recarga será concedido às famílias selecionadas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), levando em consideração critérios como a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), uma renda per capita inferior a meio salário mínimo e um cadastro que esteja atualizado há pelo menos 24 meses.
As famílias que já recebem o Bolsa Família terão prioridade.
Funcionamento
A partir de 24 de novembro, as cerca de 1 milhão de famílias beneficiadas poderão realizar a recarga gratuita do botijão nas revendas que aderiram ao programa de forma voluntária, utilizando uma validação eletrônica disponibilizada pela Caixa. Para mais informações, clique aqui.
O responsável pela família poderá retirar o gás usando uma das seguintes opções:
- cartão com chip do Bolsa Família e senha
- cartão de débito de conta CAIXA e senha
- CPF com um código de validação enviado para o celular cadastrado
Consultas
A Caixa não divulgou um cronograma específico para a expansão do programa, mas confirmou que a previsão é que até março de 2026, o programa atinja 15 milhões de famílias, com uma transição gradual do modelo anterior.
Os beneficiários poderão verificar sua elegibilidade para o vale-recarga Gás do Povo pelos seguintes canais:
- Aplicativo “Meu Social” (do Governo Federal)
- Portal Cidadão Caixa
- Atendimento CAIXA Cidadão – 0800 726 0207
- Dúvidas sobre o programa também podem ser esclarecidas pelo telefone 121 e pelo SAC CAIXA – 0800 726 0101.