quarta-feira,
22 de outubro de 2025

Entenda o que o déficit zero tem a ver com o Bolsa Família

Discussão técnica sobre déficit zero pode parecer complexa, mas tem total relação com a vida de milhões de brasileiros que recebem o Bolsa Família

- Anúncio -

Nos últimos dias, você certamente se deparou com o termo “déficit zero”. Trata-se de um assunto muito comentado em jornais especializados em cobertura econômica. O tema parece complexo e distante, mas a verdade é que ele versa diretamente sobre um assunto que interessa a milhões de brasileiros: o Bolsa Família.

Mas o que um assunto tem a ver com o outro? Abaixo, listamos ponto a ponto desta discussão. Assim, você vai poder formar uma opinião acerca do futuro do déficit zero no Brasil, já considerando as alegadas consequências desta meta fiscal do governo federal.

O que é o déficit zero

O déficit zero é uma meta traçada pelo Ministério da Fazenda no plano de orçamento de 2024. A ideia central deste objetivo é fazer com que o governo federal gaste apenas aquilo que ele conseguir arrecadar. Assim, as contas públicas não contariam com nenhum tipo de prejuízo.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Desde que o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) indicou esta meta, vários setores do mercado financeiro começaram a fazer as contas e a dizer que o governo federal não conseguiria cumprir este combinado, considerando as despesas que já estão contratadas.

A declaração de Lula

Na última semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu uma declaração forte sobre este tema, que acabou abalando o mercado financeiro. Ele disse o seguinte:

“O que eu posso te dizer é que ela (a meta) não precisa ser zero. A gente não precisa disso. Eu não vou estabelecer uma meta fiscal que me obrigue a começar o ano fazendo corte de bilhões nas obras que são prioritárias nesse país”

Onde entra o Bolsa Família?

Mas onde entra o Bolsa Família em toda esta história? De acordo com apurações da revista Istoé, o governo federal avalia que manter a meta de déficit em zero, poderá ser prejudicial para as eleições do próximo ano, justamente porque a meta poderia fazer o governo ter que cortar gastos.

E os gastos que seriam cortados seriam justamente aqueles que não são obrigatórios, como é o caso do Bolsa Família. Hoje, o programa atende pouco mais de 21 milhões de pessoas de todas as regiões do país.

O plano de orçamento entregue em agosto já não prevê um aumento de valor para o próximo ano. Em caso de manutenção da meta de déficit zero, é pouco provável que o governo consiga elevar valores do benefício, assim como inserir novos usuários ao programa.

Compartilhe:

Aécio de Paula
Aécio de Paula
Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e pós-graduado em Direitos Humanos pela mesma instituição. Atua na produção, edição e apuração de conteúdos sobre política, economia, sociedade e cultura, com experiência em redações e portais de notícia.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Qual sua situação com o Bolsa Família?

Recebo
Quero
Dúvida

O que você mais precisa saber?

Datas
Requisitos
Novidades

Qual sua maior preocupação hoje?

Bloqueio
Cadastro
Regras

Seu principal objetivo é?

Resolver
Começar
Entender