quinta-feira,
30 de outubro de 2025

Carteira do Idoso: Saiba como obter

Para ter direito ao transporte gratuito ou a um desconto de 50%, é necessário comprovar uma renda de até dois salários mínimos

- Anúncio -

A Carteira do Idoso, também conhecida como Carteira da Pessoa Idosa, é um documento que visa facilitar o acesso ao transporte público para pessoas com mais de 60 anos em viagens interestaduais.

Para ter direito ao transporte gratuito (com duas vagas disponíveis por veículo) ou a um desconto de 50%, é necessário comprovar uma renda de até dois salários mínimos.

Esse documento foi instituído para ajudar idosos que não conseguem demonstrar uma renda qualificada dentro desse limite.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

A carteira é emitida especificamente para aqueles que se enquadram nos critérios estabelecidos, permitindo que municípios e o Distrito Federal emitam o documento para idosos que atendam aos requisitos de renda, mesmo que já possuam outra forma de comprovação, conforme informado pelo portal Gov.br.

Apto a utilizar a Carteira do Idoso

Para isso, é necessário ser uma pessoa idosa (ou seja, com idade superior a 60 anos) e estar registrada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, conhecido como CadÚnico, além de ter uma renda individual de até dois salários mínimos.

Caso ainda não tenha se registrado no CadÚnico, você pode se dirigir ao CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) mais próximo para finalizar sua inscrição.

Obter a Carteira do Idoso

No portal Gov.br, é possível acessar a seção dedicada à carteira do idoso. Você deve realizar o login utilizando as mesmas credenciais do Gov.br. Em seguida, o processo para emissão da carteirinha é imediato, com a opção de imprimir o documento ou utilizar a versão digital.

Outra maneira de adquirir a carteira é visitando o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) de sua cidade. No local, será necessário fornecer informações como CPF, nome ou NIS ao profissional do CRAS para proceder com a emissão.

No caso de solicitação realizada no CRAS, o prazo para entrega é de até 45 dias após a inscrição no Cadastro Único.

Compartilhe:

Thais Rodrigues
Thais Rodrigues
Formada em Jornalismo desde 2009 pela Unicsul e também pós-graduada em Jornalismo Esportivo pelo Centro Universitário FMU. Atualmente trabalhando nas áreas de redação, marketing e assessoria de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana