terça-feira,
28 de outubro de 2025

Divórcio, pensão, identidade e até desconto na conta de luz: tudo de graça em novo mutirão do Cadúnico

Com novo mutirão, milhares de pessoas poderão realizar serviços gratuitos importantes no decorrer desta segunda-feira (19)

- Anúncio -

Uma série de serviços essenciais será oferecida gratuitamente à população nesta segunda-feira (19), em São Luís, capital do estado do Maranhão.

A iniciativa marca o início da programação da Defensoria Pública do Maranhão (DPE-MA) em comemoração ao Dia Nacional da Defensoria Pública, celebrado na mesma data.

A abertura do projeto “MaraDefs” acontece na Praça das Mercês, no Centro Histórico da capital, com uma ação conjunta de atendimentos ao público.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Os serviços disponíveis

Durante o mutirão, os cidadãos poderão acessar diversos serviços jurídicos e sociais, entre eles:

  • Orientações jurídicas sobre processos de divórcio, pensão alimentícia, reconhecimento de paternidade e registros públicos;
  • Emissão de carteira de identidade;
  • Cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, que oferece desconto na conta de luz;
  • Informações sobre o Cadastro Único (CadÚnico) e benefícios previdenciários.

A programação para usuários do Cadúnico

A programação não se encerra nesta segunda. Ao longo da semana, até o dia 24 de maio, a Defensoria Pública promove outras ações, campanhas e feiras em diferentes pontos de São Luís e também no interior do Maranhão. 

A proposta é fortalecer a presença da instituição junto à população e ampliar o acesso a direitos básicos como justiça, cidadania e educação jurídica.

Diversas entidades estarão envolvidas na ação, como:

  • Instituto de Identificação do Maranhão;
  • Tribunal Regional Eleitoral;
  • Alumar e Equatorial Energia;
  • Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
  • Núcleo de Solução de Conflitos (Nupemec);
  • Secretarias Estaduais de Desenvolvimento Social (Sedes) e da Fazenda (Sefaz);
  • Secretarias Municipais de Assistência Social (Semcas) e de Saúde (Semus);
  • Viva Procon;
  • Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia da UFMA.

O Cadúnico

O Cadúnico é uma espécie de lista do governo federal que reúne os nomes das pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. 

É através dos dados desta lista que o poder executivo pode selecionar pessoas para fazer parte de programas de transferência de renda como o Bolsa Família, o Auxílio-gás nacional e a Tarifa Social de Energia Elétrica, por exemplo. 

Mesmo que o Cadúnico seja uma lista do governo federal, o fato é que o processo de inscrição é de responsabilidade das prefeituras. Assim, se você ainda não é inscrito, precisa entrar em contato com a sua gestão municipal. 

Normalmente, este processo de inscrição precisa ser feito presencialmente nos chamados Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). 

Na maioria dos casos, é preciso realizar um agendamento prévio, embora esta indicação também varie a depender da cidade em que você reside neste momento.

Compartilhe:

Aécio de Paula
Aécio de Paula
Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e pós-graduado em Direitos Humanos pela mesma instituição. Atua na produção, edição e apuração de conteúdos sobre política, economia, sociedade e cultura, com experiência em redações e portais de notícia.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana