terça-feira,
21 de outubro de 2025

MDS implanta alterações no sistema do Cadastro Único

O CadÚnico serve como a porta de entrada para mais de 40 programas sociais do Governo Federal, com destaque para o Bolsa Família

- Anúncio -

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) está prestes a implementar alterações no sistema do Cadastro Único (CadÚnico), que começam a vigorar em março.

A última atualização do CadÚnico ocorreu em 2010, e a nova versão será lançada no dia 17 do próximo mês. Durante o período que vai de 1º até 16 de março, o portal destinado aos gestores ficará temporariamente fora do ar. O MDS esclareceu que essa data foi escolhida de maneira estratégica para coincidir com o Carnaval.

O CadÚnico serve como a porta de entrada para mais de 40 programas sociais do Governo Federal, com destaque para o Bolsa Família. Atualmente, mais de 40 milhões de famílias estão cadastradas, abrangendo cerca de 94 milhões de indivíduos.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

O que é e como se realizar a inscrição no CadÚnico?

O Cadastro Único (CadÚnico) é uma ferramenta governamental que coleta dados sobre famílias em situação de vulnerabilidade econômica. Famílias que recebem até meio salário mínimo por pessoa ou uma renda mensal total de até três salários mínimos devem se registrar.

As inscrições podem ser efetuadas na unidade do CRAS – Centro de Referência em Assistência Social mais próxima da residência do interessado.

Quais serão as mudanças no CadÚnico em 2025?

O CadÚnico contará com uma nova plataforma que possibilitará a interligação de dados em tempo real de diversas bases de dados do Governo Federal, além da automação de processos, o que agilizará a inserção de informações e a atualização dos dados familiares.

A principal inovação será a maior agilidade do sistema ao utilizar o CPF como referência, o que facilitará a verificação da autenticidade dos dados fornecidos durante a inscrição e permitirá verificar pendências associadas ao nome do registrando.

Com a utilização do CPF, também se abre a porta para integração com a nova Carteira de Identidade Nacional e diversas bases de dados biométricas.

Compartilhe:

Thais Rodrigues
Thais Rodrigues
Formada em Jornalismo desde 2009 pela Unicsul e também pós-graduada em Jornalismo Esportivo pelo Centro Universitário FMU. Atualmente trabalhando nas áreas de redação, marketing e assessoria de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Você já possui CadÚnico?

Sim
Não

Qual seu principal objetivo?

Consultar
Inscrever
Informar

O que você mais precisa saber?

Benefícios
Requisitos
Atualizar

A informação é para quem?

Mim
Família
Outra pessoa