A nova fase do programa Desenrola já atingiu a marca de R$ 1,03 bilhão em descontos desde que foi lançada, há 10 dias. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo, que teve acesso aos números através do Ministério da Fazenda, pasta responsável pelo projeto.
Lançada no dia 9 de outubro, a nova fase do Desenrola atende pessoas em situação de vulnerabilidade social. Podem negociar as suas dívidas os seguintes grupos:
- pessoas que tenham renda per capita de até dois salários mínimos; e
- que tenham dívidas de até R$ 5 mil; e
- que tenham contraído esta dívida até o dia 31 de dezembro do ano passado.
Pessoas que estão dentro do sistema do Cadúnico do governo federal, e que fazem parte de programas sociais como Bolsa Família, Auxílio-gás nacional e Tarifa Social de Energia Elétrica, por exemplo, também podem renegociar suas dívidas nesta nova etapa.
Os números da nova fase do Desenrola
Segundo o Ministério da Fazenda, a plataforma do Desenrola chegou a registrar um pico de 50 mil usuários conectados ao mesmo tempo. O app oficial do programa já pode ser baixado no celular através da loja oficial do seu aparelho.
Vale frisar que a nova etapa do Desenrola deverá seguir até o final deste ano. Assim, quem ainda não negociou a sua dívida, ainda tem um certo tempo para conseguir realizar este procedimento e sair da inadimplência.
Quem quiser negociar a sua dívida à vista, poderá ter descontos de mais de 80% do valor. Pessoas que desejam se livrar do débito também poderá parcelar o montante em até 60 meses, com juros de até 1,99% ao mês.
Entrando no app
Como realizar o cadastro
Quem já tem uma conta gov.br, não precisa se preocupar. Basta usar o seu login e senha para entrar no aplicativo do Desenrola. Por outro lado, quem ainda não tem, precisa começar a se preparar. A boa notícia é que não é nada difícil criar esta conta, e também não é preciso sair de casa para realizar o procedimento em questão.
- Acesse o site do governo;
- Selecione a opção “entrar com gov.br”
- Digite seu CPF e clique em “continuar”;
- Leia, aceite os termos e clique em “Continuar”;
- Aponte um dos bancos para criar a conta ou clique em “Tentar de outra forma”, caso você não possua conta em banco ou não queira utilizá-la;
- Preencha o formulário com seus dados, que podem ser validados na Receita Federal ou no INSS. O cadastro também pode ser realizado em uma Agência do INSS ou nos postos do Senatran. Esse formulário, no entanto, só permite o nível Bronze (veja abaixo como aumentar o nível da conta gov.br);
- A plataforma vai enviar um código, que pode ser recebido via e-mail ou celular. Digite-o no local indicado;
- Crie uma senha que atenda os critérios exigidos;
- Com isso, já é possível fazer o login com a conta gov.br em outros serviços.