Muitas famílias que se encontram em estado de vulnerabilidade ainda não sabem como fazer para se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico) para poder receber o Bolsa Família ou participar de outro programa social do governo.
Afinal, um dos requisitos principais é ter inscrição e também manter os dados atuais.
O Bolsa Família beneficia famílias em situação de pobreza e extrema pobreza no País. Por isso, a família precisa ter renda mensal de meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários mínimos, além de estar com a situação devidamente registrada no CadÚnico.
Quer saber como se inscrever e quais documentos são necessários? Acompanhe a nossa leitura.
Como se inscrever no Cadastro Único?
Para se inscrever, é preciso que uma pessoa da família se responsabilize por prestar as informações de todos os membros da família.
Essa pessoa será a Responsável pela Unidade Familiar (RF), deve ter pelo menos 16 anos, ter CPF ou Título Eleitor.
O cadastro é feito nas prefeituras, no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) ou em um posto de atendimento do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família.
Os documentos necessários são:
- Certidão de Nascimento;
- Certidão de Casamento ;
- CPF ;
- RG ;
- Carteira de Trabalho ;
- Título de Eleitor;
- Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI), se a pessoa for indígena.
Onde consultar o Cadastro Único e atualizar dados?
É possível que a família possa checar a situação do seu registro por meio do aplicativo Meu CadÚnico. Na ferramenta o cidadão cadastrado pode acessar os próprios dados e os de sua família e imprimir o comprovante.
Pelo aplicativo também é possível saber se o cadastro está desatualizado, ou se está incluído em algum processo de averiguação cadastral.
Todavia, se não tiver acesso à internet, o processo pode ser feito diretamente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da sua cidade.
Quais os motivos de exclusão ao Cadastro Único?
O governo federal realiza anualmente a ação de revisão cadastral. Caso a família fique mais de dois anos sem atualizar os dados, seu registro pode receber exclusão do CadÚnico.
Assim, caso também haja inconsistências nas informações, o cadastro pode ser suspenso até que tudo se esclareça.