Felipe Neto propõe desafio a Armínio Fraga após declaração sobre salário mínimo

Economista chegou a dizer em entrevista que salário mínimo precisa ser congelado por vários anos. Youtuber não gostou
- Anúncio -

O influenciador Felipe Neto lançou um desafio ao economista Armínio Fraga após declarações do ex-presidente do Banco Central (BC) sobre o salário mínimo.

Na última quinta-feira (8), em entrevista ao jornal O Globo, Fraga reafirmou sua posição favorável ao congelamento do salário mínimo. 

A proposta faz parte de um conjunto de medidas que o economista tem defendido, alinhadas a uma visão liberal da economia.

Na visão de Fraga, manter o salário mínimo congelado por seis anos (sem ganho real, apenas correção inflacionária), pode gerar uma economia de 1 ponto percentual do PIB ao fim desse período;

O economista defendeu ainda corte de gastos tributários, como regimes especiais de IR e subsídios do BNDES, e uma reforma mais profunda da previdência, considerada urgente.

A reação de Felipe Neto

A declaração gerou repercussão nas redes sociais. Felipe Neto, que costuma se posicionar sobre temas sociais e políticos, respondeu com um convite público:

“Deixo desafio ao Armínio Fraga. Eu, ele e um operário vamos morar numa cidade de interior. Os 3 empregados em chão de fábrica, com salário mínimo, e precisamos nos virar. ZERO contatos”, disse o youtuber. 

“O 1° a arregar e implorar pra sair, perde 1/2 do patrimônio pro que resistir até o fim. Topa?”, completou Felipe Neto.

A proposta do influenciador inclui, portanto: 

  • Viver com o salário mínimo;
  • Trabalhar em uma fábrica;
  • Morar em uma cidade do interior, sem utilizar contatos pessoais;
  • O primeiro a desistir teria que doar metade de seu patrimônio ao que permanecer até o fim.

Fraga, que também tem feito críticas ao governo federal atual e demonstrado simpatia por propostas de líderes como Javier Milei, ainda não respondeu publicamente ao desafio.

O episódio reacendeu discussões sobre o poder de compra do salário mínimo e os caminhos possíveis para a política econômica brasileira.

O salário mínimo no Brasil

O atual salário mínimo no Brasil é de R$ 1.518. O patamar representa um aumento real em relação aos R$ 1.412 que eram pagos até dezembro do ano passado. 

Aumentar o salário mínimo de maneira real foi uma das principais promessas de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022. 

Esse aumento real significa na prática que os trabalhadores brasileiros recebem um aumento adicional para além daquele reajuste que cobre a inflação. Assim, eles registram um aumento no poder de compra. 

Para Armínio Fraga, esse sistema em vigência no Brasil poderia ser prejudicial para a economia. Ele argumenta que, em um determinado momento, as contas públicas entrarão em colapso. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis