Governo vai reduzir aumento do BPC? Ministro responde

Ministro do Desenvolvimento social, Wellington Dias (PT) falou pela primeira vez sobre a proposta de desvinculação do BPC do salário mínimo
- Anúncio -

O Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT) foi perguntado nessa semana sobre a possibilidade de desvinculação do BPC do salário mínimo. Esse é um tema que interessa a milhões de brasileiros nesse exato momento.

Caso o governo federal decida desvincular o valor do BPC do salário mínimo, o patamar de aumento do Benefício de Prestação Continuada poderia ser reduzido no decorrer dos próximos anos.  Por isso, existe uma preocupação nesse sentido. 

Segundo o ministro, no entanto, até aqui ele não foi informado sobre nenhum estudo do governo federal que tenha o objetivo de desvincular o BPC do salário mínimo. De acordo com ele, esse tema também não estaria sendo discutido em seu ministério.

Contudo, o que se sabe é que o ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT) convocou uma reunião de emergência para essa terça-feira (5) justamente para conversar com o ministro do Desenvolvimento Social. O assunto ainda não foi oficialmente revelado.

De acordo com informações de bastidores, é muito provável que o tema seja a possibilidade de corte de gastos em programas de caráter social, previdenciário e trabalhista. Esse é um tema polêmico que divide o poder executivo nesse momento.

Discussões no governo federal

Existe muita expectativa dentro do governo federal, do congresso nacional e do mercado financeiro em relação aos possíveis cortes que serão anunciados pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad e muito em breve.

“Minha ida [à Europa] estava dependendo dessa definição, se esta semana ou semana que vem seriam feitos os anúncios. Como o presidente [Lula] pediu para eu ficar e como as coisas estão muito adiantadas do ponto de vista técnico, acredito que estejamos prontos esta semana para anunciar [o pacote]”, afirmou.

“Em relação à Fazenda, tem várias definições que estão muito adiantadas. O presidente passou o final de semana, inclusive, trabalhando no assunto, pediu que técnicos viessem a Brasília para apresentar detalhes para ele. Eu penso que nós estamos na reta final”, seguiu.

Além do BPC

Ainda tomando como base as informações de bastidores, é possível afirmar que o poder executivo estaria trabalhando em possíveis mudanças relativas ao seguro-desemprego, ao abono salarial e ao BPC

O Benefício de Prestação Continuada (BPC), por exemplo, atende pessoas com mais de 65 anos de idade, além de cidadãos com algum grau de deficiência física e/ou intelectual que se encontram em situação de vulnerabilidade, e que não estejam conseguindo trabalhar por essas razões. 

Ainda não há uma data exata para a divulgação deste pacote de cortes.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis