Lula manda recado a empregadores sobre aumento do salário mínimo
Em evento, presidente voltou a sinalizar que vai seguir aplicando aumento real do salário mínimo, e mandou recado aos empregadoresO presidente Luiz Inácio da Silva (PT) voltou a falar nessa semana sobre o processo de aumento do salário mínimo. Durante a campanha presidencial de 2022, ele prometeu que elevaria o piso nacional de maneira real em todos os anos desse seu terceiro mandato.
Até aqui, ele vem conseguindo cumprir o prometido. Vale lembrar que o Congresso Nacional já aprovou o Plano Nacional de valorização do salário mínimo. Por essa lógica, o governo é obrigado a conceder essa elevação real todos os anos, assim como prometeu Lula nas eleições.
Em evento nessa semana, o presidente não só indicou que vai seguir elevando o salário mínimo de maneira real, como mandou uma mensagem aos empregadores que estariam reclamando dos aumentos. De acordo com o presidente, esses empregadores estariam reclamando sem motivo.
O que disse Lula
“Sei que muitas vezes, para quem paga o salário, fica nervoso com o governo. Nossa, o governo está aumentando o salário mínimo, tenho que pagar minha empregada doméstica. Tenho que pagar.. como é caro”, contou Lula.
“Não é caro nada. Muitas vezes, tomando uísque com companheiro, se dá R$ 1.400 de gorjeta”, rebateu o chefe do Executivo.
“A verdade é que, para essas pessoas mais humildes, quando elas têm o mínimo necessário, elas querem viajar”, comentou o presidente. “Se as pessoas tiverem condições, elas vão viajar.”
Economia x salário mínimo
Sobre os números da economia, Lula voltou a criticar as projeções de mercado, e sinalizou que acredita que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil vai bater a marca de 3,5% neste ano de 2024, ou seja, acima do que está sendo projetado até agora.
“Esse ano, o tal do mercado começou a falar: Ah, economia não vai crescer, porque as coisas estão ruins, porque está tudo errado. A economia vai crescer, presta atenção no que vou falar, acima de 3% e vamos chegar acima de 3,5%”, disse
O salário mínimo
Especialistas concordam que o aumento real do salário mínimo é um propulsor para elevar o PIB do Brasil, e isso foi visto com os números registrados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ainda no primeiro semestre.
Desde que voltou ao poder, Lula começou a conceder o aumento real do salário mínimo com base em duas frentes:
- a inflação do ano anterior;
- o Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes.
Por esse sistema, o governo federal garante que todos os anos os trabalhadores precisam ter um aumento real do salário mínimo, já que a elevação vai sempre ocorrer acima da inflação registrada.