terça-feira,
28 de outubro de 2025

Salário mínimo congelado por seis anos? Entenda proposta polêmica

Um dos economistas mais respeitados do país, Armínio Fraga propôs que salário mínimo seja congelado por 6 anos

- Anúncio -

Durante um evento da Brazil Conference, realizada neste fim de semana em Harvard e no MIT, o economista Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central (BC), soltou uma ideia para lá de polêmica sobre o salário mínimo.

Segundo ele, o Brasil deveria congelar o salário mínimo em termos reais por seis anos. A medida, que significaria reajustes apenas com base na inflação, sem ganho real, bate de frente com uma das principais promessas de campanha do presidente Lula.

Durante o pleito de 2022, Lula prometeu que elevaria o salário mínimo de maneira real em todos os anos do seu mandato. Curiosamente, Fraga declarou voto no petista naquela ocasião. 

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Por que proposta sobre salário é polêmica

Em sua fala no evento, Fraga não poupou críticas à forma como o Brasil lida com suas finanças públicas:

  • PREVIDÊNCIA

O economista argumentou que boa parte do orçamento federal está comprometida com gastos previdenciários. “A conta da previdência está piorando assustadoramente, todos os estudos mostram”, alertou.

  • GASTOS FORA DA CURVA

Segundo o economista, 80% das despesas do governo estão concentradas em folha de pagamento e aposentadorias, um número que, segundo ele, é “completamente fora da curva”.

  • PEDIDO DE REFORMA

Para conter essa trajetória, Fraga defende uma “reforma radical do Estado” e sugere, entre outras medidas. E é justamente nesse contexto, que ele defende o congelamento do salário mínimo em termos reais por seis anos.

O que significa congelar o salário em termos reais

Atualmente, o salário mínimo pode ter um reajuste acima da inflação, garantindo aumento real de até 2,5%. 

A proposta de Fraga eliminaria esse ganho extra, permitindo apenas a correção inflacionária. Na prática, isso significa que o poder de compra do trabalhador ficaria estagnado durante esse período.

Seria basicamente algo semelhante ao que estava sendo feito pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Durante os seus quatro anos de governo, ele não concedeu nenhum tipo de aumento real aos trabalhadores.

Ao menos até a publicação deste artigo, nenhum membro do governo federal fez comentários públicos sobre a ideia apresentada por Armínio Fraga.

Os Estados Unidos

No mesmo evento, Armínio Fraga também fez comentários sobre a situação do Brasil em relação ao novo sistema de política externa dos Estados Unidos. A maior potência econômica do mundo agora é comandada por Donald Trump. 

“Fico assustado quando vejo o presidente dos Estados Unidos maltratando, humilhando o Canadá, o México… Onde vamos desse jeito?”, disse.

Para ele, o Brasil precisa agir com cautela em meio ao cenário global. “Temos que manter certa independência e sermos mais cuidadosos nas nossas posições.”

Compartilhe:

Aécio de Paula
Aécio de Paula
Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e pós-graduado em Direitos Humanos pela mesma instituição. Atua na produção, edição e apuração de conteúdos sobre política, economia, sociedade e cultura, com experiência em redações e portais de notícia.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana