Salário mínimo congelado por seis anos? Entenda proposta polêmica

Um dos economistas mais respeitados do país, Armínio Fraga propôs que salário mínimo seja congelado por 6 anos
- Anúncio -

Durante um evento da Brazil Conference, realizada neste fim de semana em Harvard e no MIT, o economista Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central (BC), soltou uma ideia para lá de polêmica sobre o salário mínimo.

Segundo ele, o Brasil deveria congelar o salário mínimo em termos reais por seis anos. A medida, que significaria reajustes apenas com base na inflação, sem ganho real, bate de frente com uma das principais promessas de campanha do presidente Lula.

Durante o pleito de 2022, Lula prometeu que elevaria o salário mínimo de maneira real em todos os anos do seu mandato. Curiosamente, Fraga declarou voto no petista naquela ocasião. 

Por que proposta sobre salário é polêmica

Em sua fala no evento, Fraga não poupou críticas à forma como o Brasil lida com suas finanças públicas:

  • PREVIDÊNCIA

O economista argumentou que boa parte do orçamento federal está comprometida com gastos previdenciários. “A conta da previdência está piorando assustadoramente, todos os estudos mostram”, alertou.

  • GASTOS FORA DA CURVA

Segundo o economista, 80% das despesas do governo estão concentradas em folha de pagamento e aposentadorias, um número que, segundo ele, é “completamente fora da curva”.

  • PEDIDO DE REFORMA

Para conter essa trajetória, Fraga defende uma “reforma radical do Estado” e sugere, entre outras medidas. E é justamente nesse contexto, que ele defende o congelamento do salário mínimo em termos reais por seis anos.

O que significa congelar o salário em termos reais

Atualmente, o salário mínimo pode ter um reajuste acima da inflação, garantindo aumento real de até 2,5%. 

A proposta de Fraga eliminaria esse ganho extra, permitindo apenas a correção inflacionária. Na prática, isso significa que o poder de compra do trabalhador ficaria estagnado durante esse período.

Seria basicamente algo semelhante ao que estava sendo feito pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Durante os seus quatro anos de governo, ele não concedeu nenhum tipo de aumento real aos trabalhadores.

Ao menos até a publicação deste artigo, nenhum membro do governo federal fez comentários públicos sobre a ideia apresentada por Armínio Fraga.

Os Estados Unidos

No mesmo evento, Armínio Fraga também fez comentários sobre a situação do Brasil em relação ao novo sistema de política externa dos Estados Unidos. A maior potência econômica do mundo agora é comandada por Donald Trump. 

“Fico assustado quando vejo o presidente dos Estados Unidos maltratando, humilhando o Canadá, o México… Onde vamos desse jeito?”, disse.

Para ele, o Brasil precisa agir com cautela em meio ao cenário global. “Temos que manter certa independência e sermos mais cuidadosos nas nossas posições.”

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis