Veja como corte de gastos pode afetar o salário mínimo de 2025
Governo federal promete anunciar a qualquer momento um novo pacote de corte de gastos que pode afetar o valor do salário mínimo para 2025Dentro do mercado financeiro brasileiro, não se fala em outra coisa: o pacote de corte de gastos prometido pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. E ao contrário do que muita gente pensa, esse é um assunto que interessa não apenas aos economistas e aos donos de grandes ações.
Trabalhadores de todo o país também devem ficar de olho no que vai acontecer na divulgação desse novo pacote de corte de gastos. Isso porque existe a clara possibilidade de mudanças em regras em benefícios previdenciários, trabalhistas e até mesmo sociais.
O salário mínimo, por exemplo, poderá ser afetado por essa dinâmica. Embora o governo federal ainda não tenha divulgado o que vai cortar e o que vai alterar, o fato é que informações de bastidores apontam que o piso nacional poderá passar por mudanças.
Mas afinal de contas, o que essas informações de bastidores indicam sobre o futuro do salário mínimo no Brasil?
Como funciona o salário mínimo hoje
Aumentar o salário mínimo de maneira real foi uma das principais promessas de campanha do presidente Lula nas eleições de 2022. Até aqui, aliás, ele vem conseguindo cumprir essa indicação.
Ainda no ano passado, o governo federal enviou ao Congresso Nacional o seu plano de orçamento para o ano de 2025. Nesse documento, está estabelecido que o poder executivo vai elevar o salário mínimo de maneira real todos os anos.
Para o ano de 2025, por exemplo, o documento indica que o salário mínimo será levado dos atuais R$ 1.412 para R$ 1.509. Trata-se, portanto, de uma elevação de quase 7% em termos percentuais.
O que pode mudar
Tomando como base as entrevistas de membros da equipe econômica do governo federal, é possível cravar que o governo federal não deverá abrir mão de aumentar o salário mínimo de maneira real.
O poder executivo entende que essa foi uma promessa importante de Lula, e que ele não poderá descumprir esta indicação.
Contudo, informações de bastidores indicam que o tamanho do aumento real do salário mínimo poderá ser reduzido. Em regra geral, os trabalhadores conseguiriam uma elevação acima da inflação do ano anterior, mais menor do que estava se indicando anteriormente.
Na avaliação da equipe econômica do governo federal, essa simples movimentação poderá fazer com que o poder executivo consiga reduzir gastos públicos e obedeça as regras gerais estabelecidas pelo arcabouço fiscal.
Seja como for, é sempre importante deixar claro que o governo federal ainda não divulgou o seu pacote de corte de gastos. Assim, ainda não é possível cravar se haverá algum tipo de mudança no sistema de valorização do salário mínimo.