Veja qual é a previsão do salário mínimo de Lula

Equipe do presidente eleito já indica alguns números para os valores do salário mínimo a partir do próximo ano. Veja projeções mais recentes

No último dia 30 de outubro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu as eleições presidenciais e conseguiu o direito de voltar ao poder em 2023. Passada a eleição, os olhos se voltam para as suas promessas de campanha. Uma das principais delas foi a questão do aumento real do salário mínimo.

Nos últimos quatro anos, o governo do presidente Jair Bolsonaro (PT) optou por não conceder um aumento real do salário mínimo. O valor aumentava apenas com base nos dados da inflação. Com Lula, o plano é pagar o benefício de acordo com a inflação e também conforme os números do Produto Interno Bruto (PIB).

Estamos falando, portanto, de uma projeção de aumento real do salário mínimo a partir do ano de 2023. Oficialmente, o presidente eleito ainda não deu um valor exato para este patamar, mas seus principais aliados dizem que a ideia é elevar o saldo dos atuais R$ 1.212 para R$ 1.320 a partir de janeiro.

Trata-se, portanto, de uma elevação de 1,3% sobre o valor que estava sendo proposto por Bolsonaro em seu plano de orçamento para o ano de 2023. Uma ala da equipe de Lula acredita que o aumento precisa ser ainda maior, mas aparentemente a maioria acredita que este nível de elevação já é suficiente para bancar um aumento real.

De todo modo, é sempre importante frisar que esta não é uma decisão que cabe apenas ao PT ou ao governo eleito. Para conseguir bancara promessa, a equipe de Lula vai ter que conseguir dialogar com a maior parte dos parlamentares do Congresso Nacional. No final das contas, são os congressistas que definem o teor do orçamento para o próximo ano.

Destaques sobre *** por e-mail

Salário mínimo

Como dito, nos últimos quatro anos o Governo do presidente Jair Bolsonaro optou por não pagar aumentos reais para o salário mínimo. Como a elevação seguia apenas a questão da inflação, a ideia era apenas manter o poder de compra dos cidadãos.

Na prática, o trabalhador que recebia o aumento quase não sentia nenhuma diferença, já que ao mesmo passo que ele ganhava mais, ele também tinha que gastar mais devido ao aumento no preço dos produtos.

Com o aumento real do salário mínimo, a ideia é fazer com que as pessoas recebam uma elevação de valor que realmente faça a diferença nas compras. De toda forma, vale sempre lembrar que uma decisão sobre este assunto também depende do crivo do Congresso Nacional.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis