Parcela adicional do seguro-desemprego segue com pagamentos

Esse pagamento tem o intuito de ajudar 139.633 mil trabalhadores, de acordo com a estimativa do Ministério do Trabalho
- Anúncio -

O governo federal segue com as medidas para amenizar e dar suporte financeiro para os atingidos pelas enchentes. Na última semana, foi paga a primeira parcela adicional do seguro-desemprego aos trabalhadores do Rio Grande do Sul.

Esse pagamento tem o intuito de ajudar 139.633 mil trabalhadores, de acordo com a estimativa do Ministério do Trabalho, através da medida que segue a resolução nº 1.001 do Ministério do Trabalho e Emprego.

Vale ressaltar que a CAIXA é responsável pelo pagamento, enquanto o Ministério define que são os beneficiários que terão direito e quais os valores que serão disponibilizados.

As parcelas extras são destinados para os trabalhadores dos 336 municípios afetados, que foram dispensados entre 1º de dezembro de 2023 e 5 de maio de 2024. Para ter direito, eles precisam solicitar o benefício até 9 de maio de 2024.

Liberação do pagamento adicional para o RS

A liberação do pagamento adicional foi estabelecida após as enchentes que atingiram o estado do Rio Grande do Sul. Os pagamentos serão destinados para aos profissionais recém demitidos dos 336 municípios gaúchos que entraram na lista de calamidade pública em toda região.

Vale lembrar que esse pagamento adicional beneficia aqueles que já recebiam o seguro-desemprego antes do dia 5 de maio. Assim, quem recebeu a última parcela do benefício em abril passou a ter direito ao pagamento extra neste mês e em junho, receberão a segunda rodada adicional.

Para facilitar o pagamento, ele é depositado em conta informada pelo próprio trabalhador no momento da solicitação do benefício. Além disso, a movimentação dos valores pode ser realizada pelo aplicativo Caixa Tem, agências da Caixa, lotéricas e terminais de autoatendimento.

Para verificar o andamento do processo e liberação, a análise do benefício por ser feita através dos canais do governo.

Além disso, o trabalhado pode verificar se tem direito ao auxílio, entrando em contato com a Central de Atendimento do Ministério do Trabalho pelo telefone 158 e informando o seu CPF ou o número do PIS.

Outras formas de fazer a consulta é através do portal Gov.br, nas unidades de atendimento do Ministério do Trabalho, no SINE ou pelo telefone 0800-726-0207 da Caixa Econômica Federal.

Vale ressaltar que o lote extra do seguro-desemprego deve chegar a casa dos R$ 497,8 milhões para o governo, em uma iniciativa anunciada com a divulgação de outras medidas também de apoio à população do Rio Grande do Sul. Dentre elas: o Auxílio Reconstrução de R$ 5.100 e as antecipações do Bolsa Família e do abono salarial.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis