Seguro desemprego, conheça o benefício

O benefício é financiado pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador, o FAT e tem a operação realizada pela Caixa Econômica Federal

O seguro desemprego serve como um suporte financeiro para os trabalhadores que são desligados sem justa causa. O benefício é financiado pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador, o FAT e tem a operação realizada pela Caixa Econômica Federal.

A função desse auxílio é de assistir ao trabalhador durante um período pós demissão até que se reintegre no mercado de trabalho.
Para ser elegível, além de ter sido demitido sem justa causa, ele precisa ter recebido salários consecutivos nos últimos seis meses e atender aos critérios das normas recentes do Programa.

O benefício pode ser solicitado de três a cinco vezes, de acordo com o tempo trabalhado e a frequência das solicitações anteriores ao seguro.

O cálculo dos valores e tempo de recebimento é realizado de acordo com os dados fornecidos pelo trabalhador.

Cálculo do auxílio

Destaques sobre *** por e-mail

Para 2024, o cálculo do auxílio baseia-se na média dos três últimos salários do trabalhador. Além disso, a lei garante que o valor mínimo seja do salário mínimo vigente, que hoje equivale a R$1412,00.

A quantidade de parcelas a serem recebidas varia de acordo com o tempo de serviço e também a quantidade se solicitações realizadas pelo trabalhador anteriormente.

Para a solicitação do benefício

A solicitação é realizada através do portal da Caixa Econômica Federal ou também pela plataforma do INSS, sem a necessidade de comparecer a uma das agências.

O solicitante precisa estar atento aos documentos necessários para a abertura da solicitação que incluem o documento de identificação oficial com foto, comprovante de recebimento de salários dos últimos seis meses e algumas informações sobre o mercado de trabalho.

Fique atento

O trabalhador precisa informar-se frequentemente sobre novas regras a fim de poder garantir seus direitos. Além disso, quando for solicitar, precisa verificar se está com toda a documentação para não ter o benefício negado por falta de dados.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis