domingo,
19 de outubro de 2025

“Enem dos Concursos”: prova será domingo. Veja todos os detalhes!

As provas ocorrem em 228 cidades do país e oferecem 6.640 vagas em 21 órgãos federais

- Anúncio -

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), ou “Enem dos Concursos” vai unificar em uma prova o processo de seleção dos servidores públicos. Os candidatos farão uma única avaliação e poderão concorrer a diversas vagas.

Ao todo, são 6.640 oportunidades em 21 órgãos do governo federal. A iniciativa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) vem para simplificar o acesso a vagas nos órgãos federais. A perspectiva é criar um processo mais inclusivo e economicamente viável.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

O cartão de confirmação das inscrições dos candidatos e candidatas do CPNU foi divulgado. Todos os candidatos vão realizar as provas em dois turnos: de manhã, os portões serão abertos às 7h30 e fecham às 8h:30m. Na parte da tarde, abrem às 13h e fecham às 14h.

Onde verificar locais das provas

Para conferir o local de realização da prova do Enem dos concursos, é preciso acessar o site da Cesgranrio (https://cpnu.cesgranrio.org.br/login), banca responsável pela realização do concurso.

No site, o candidato deve fazer o login com seus dados de acesso da conta gov.br e depois, acessar a Área do Candidato, onde fica disponível o cartão de confirmação.

No documento, é possível consultar o local onde o candidato fará a prova, que ocorre neste domingo, dia 5 de maio. Além disso, outras informações estão disponíveis, como horário das provas, número de inscrição e situação de solicitação de atendimento especializado.

Os candidatos podem solicitar correções no cartão de confirmação entrando em contato com a Fundação Cesgranrio pelo telefone 0800 701 2028.

Exames do CNU e resultados

Os candidatos foram distribuídos em 3.665 locais de prova, levando em consideração o CEP informado no momento da inscrição. Ao todo, serão 75.730 salas para aplicação do exame.

O documento também tem informações como número definitivo da inscrição, horários das provas (manhã e tarde) e se a pessoa inscrita terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, por exemplo.

Pela manhã, os candidatos de nível superior vão responder 20 questões objetivas de conhecimentos gerais e uma prova discursiva de conhecimentos específicos do bloco. No nível médio, a prova será de 20 questões objetivas e uma redação.

Na parte da tarde, o cronograma aponta mais uma prova de 50 questões objetivas para o nível superior e de 40 para o nível médio.

A divulgação final dos resultados será no dia 30 de julho. A convocação dos aprovados para posse ocorrerá em 5 de agosto.

Compartilhe:

Ana Lima
Ana Lima
Ana Lima é formada em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá e já atua na profissão há mais de 30 anos. Já foi repórter, diagramadora e editora em jornais do interior e agora atua na mídia digital. Possui diversos cursos na área de jornalismo e já atuou na Câmara Municipal de Teresópolis como assessora de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Qual seu momento atual em Concursos?

Começando
Estudando
Focado

Qual área mais te atrai?

Segurança
Tribunais
Administrativa
Outros

O que você mais busca?

Notícias
Dicas
Editais