segunda-feira,
20 de outubro de 2025

Governo já definiu a nova data para o Enem dos Concursos. Veja!

Certame foi adiado devido às fortes chuvas no Rio Grande do Sul

- Anúncio -

Conforme ampla divulgação,  o governo federal adiou o Concurso Nacional Unificado (CNU) após as chuvas causarem grandes transtornos e mortos na região sul do país, onde grande parte dos candidatos fariam as provas no último  dia 5 de maio. 

Hoje, dia 23, o Ministério da Gestão divulgou a nova data para a realização do CNU ou “Enem dos Concursos”. As avaliações vão acontecer dia 18 de agosto, em 228 cidades do país.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

A decisão foi anunciada pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, e pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), Paulo Pimenta, em declaração à imprensa. 

Novo cartão de confirmação

Um novo cartão de confirmação de inscrição do ‘Enem dos Concursos’, com os detalhes sobre os locais de provas, será divulgado no dia 7 de agosto.

O documento estará disponível na Área do Candidato, mesma página da internet em que o candidato fez a inscrição. Para acessar, é preciso fazer login com os dados da conta Gov.br.

O cartão tem informações como número da inscrição, horários das provas (manhã e tarde) e se a pessoa inscrita terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, por exemplo.

O Ministério da Gestão afirmou que irá utilizar as mesmas provas que seriam aplicadas no dia 5. A decisão ocorreu após a checagem dos malotes que estavam sendo distribuídos para os locais de prova e não foi identificada qualquer violação. Agora, o órgão trabalha para manter os mesmo locais de prova divulgados anteriormente.

Enem dos Concursos

O Concurso Nacional Unificado (CNU), ou “Enem dos Concursos” vai unificar em uma prova o processo de seleção dos servidores públicos. Os candidatos farão uma única avaliação e poderão concorrer a diversas vagas.

Ao todo, são 6.640 oportunidades em 21 órgãos do governo federal. A iniciativa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) vem para simplificar o acesso a vagas nos órgãos federais. A perspectiva é criar um processo mais inclusivo e economicamente viável.

Todos os candidatos vão realizar as provas em dois turnos: de manhã e na parte da tarde.

Compartilhe:

Ana Lima
Ana Lima
Ana Lima é formada em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá e já atua na profissão há mais de 30 anos. Já foi repórter, diagramadora e editora em jornais do interior e agora atua na mídia digital. Possui diversos cursos na área de jornalismo e já atuou na Câmara Municipal de Teresópolis como assessora de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Qual seu momento atual em Concursos?

Começando
Estudando
Focado

Qual área mais te atrai?

Segurança
Tribunais
Administrativa
Outros

O que você mais busca?

Notícias
Dicas
Editais