terça-feira,
21 de outubro de 2025

Seeduc RJ abre inscrições para migração da carga horária do professor

Os interessados em participar do processo tem até o dia 28 de maio para se inscrever e não há taxa para isso

- Anúncio -

A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro abriu um processo seletivo interno que visa a migração da carga horária do professor docente I de 18 horas para 30 horas, em caráter definitivo. A medida se fez necessária diante da demanda e da falta de um novo concurso para o órgão.

Os interessados em participar do processo tem até o dia 28 de maio para se inscrever e não há taxa para isso.

Os professores docentes I, que fazem parte do regime efetivo e tem carga horária de 18 horas, podem se inscrever para realizar a migração. Vale ressaltar que eles não podem ter um segundo vínculo ativo de professor com carga horária de 30h ou 40h.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

A Secretaria de Educação salientou que serão priorizadas as disciplinas com maior carência de profissionais, mas preservará o quantitativo previsto para o ano.

Os professores que alterarem sua carga horária terão acrescido ao contracheque uma rubrica específica complementar, com a finalidade de alcançar o vencimento da carga horário de 30h. Isso terá influência direta em relação ao valor pago pelo percentual de triênio e nível/referência.

Vale lembrar que a mudança de carga horária teve autorização do governador Cláudio Castro, por meio de decreto publicado no Diário Oficial no mês de abril. A medida tem como meta reduzir a carência na rede estadual.

Com os vencimentos, a migração influenciará na  aposentadoria, além de imediato nos vencimentos proporcionais à nova jornada.

Para essa nova jornada, o professor deverá cumprir 20 horas de efetiva regência, além de 10 horas de planejamento e estudo, seguindo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

Confira o cronograma da migração dos professores

  • As inscrições vão até 28 de maio
  • A divulgação da listagem classificatória no site será no dia 3 de junho
  • O início dos procedimentos migratórios será no dia 10 de junho

Confira como será feita a migração de carga horária

A transição acontecerá por etapas e seguirá o cronograma pré-estabelecido. No processo haverá uma análise de pontuação do servidor, o exercício de Gratificação por Lotação Prioritária (GLP) e o tempo de ingresso nos quadros da Seeduc RJ, além da carência da disciplina.

A secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, falou sobre a medida:

“Foram muitas reuniões, tanto com a categoria, que foi ouvida e acolhida, quanto com nossos técnicos, até finalmente conseguirmos essa importante conquista para nossos professores. Isso demonstra o compromisso que o governo tem com os docentes. Seguiremos trabalhando para valorizar ainda mais a carreira do magistério”.

Compartilhe:

Thais Rodrigues
Thais Rodrigues
Formada em Jornalismo desde 2009 pela Unicsul e também pós-graduada em Jornalismo Esportivo pelo Centro Universitário FMU. Atualmente trabalhando nas áreas de redação, marketing e assessoria de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Qual seu momento atual em Concursos?

Começando
Estudando
Focado

Qual área mais te atrai?

Segurança
Tribunais
Administrativa
Outros

O que você mais busca?

Notícias
Dicas
Editais