segunda-feira,
27 de outubro de 2025

FGTS: nascidos em outubro já podem aderir ao saque-aniversário

A adesão ao Saque-Aniversário é opcional. Quem não optar pela adesão permanece no Saque-Rescisão

- Anúncio -

Os trabalhadores nascidos em outubro já podem aderir ao saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e ter acesso à retirada anual de uma porcentagem do saldo presente em conta. 

A adesão à modalidade pode ser feita até o fim do mês e o valor liberado ficará disponível até o dia 30 de dezembro deste ano. Caso o recurso não seja sacado no prazo, ele voltará automaticamente para a conta do FGTS. 

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Fim do prazo para nascidos em julho e setembro

No dia 30 de setembro encerrou o prazo para os nascidos no mês 9 solicitarem o saque-aniversário. Porém, eles têm até o dia 31 de outubro para retirar o dinheiro. Já os nascidos em julho, não poderão mais sacar o dinheiro em 2022.

Sendo assim, o trabalhador terá uma data limite para a solicitação e data limite para o recebimento dos valores na conta. Por isso, é comum que os cidadãos percam as datas da operação.

Regras do saque-aniversário

A adesão ao Saque-Aniversário é opcional. Quem não optar pela adesão permanece na sistemática padrão, que é o Saque-Rescisão. Porém, a Caixa Econômica Federal alerta é importante conhecer as características de cada modalidade ao optar pelo Saque-Aniversário:

Saque-Rescisão – sistemática na qual o trabalhador, quando demitido sem justa causa, tem direito ao saque integral da conta do FGTS, incluindo a multa rescisória, quando devida. Trata-se da modalidade padrão em que o trabalhador ingressa no FGTS.

Todavia, o trabalhador precisa ficar atento às condições impostas para ter direito ao saque-aniversário. Caso haja demissão no período entre 02/03/2022 e 31/05/2024, fará jus somente à multa rescisória. Restará o saldo remanescente disponível na conta do FGTS para movimentação somente nos casos previstos em Lei.

Será permitido ao trabalhador se arrepender de ter aderido ao saque-aniversário, neste caso, precisará pedir a volta ao saque-rescisão.

Para fazer a adesão ao saque-aniversário ou pedir a volta ao saque-rescisão, os meios são os mesmos:

  • Pelo app FGTS;
  • Internet Banking da Caixa;
  • ou nas agências da Caixa.

Compartilhe:

Ana Lima
Ana Lima
Ana Lima é formada em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá e já atua na profissão há mais de 30 anos. Já foi repórter, diagramadora e editora em jornais do interior e agora atua na mídia digital. Possui diversos cursos na área de jornalismo e já atuou na Câmara Municipal de Teresópolis como assessora de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Você já possui CadÚnico?

Sim
Não

Qual seu principal objetivo?

Consultar
Inscrever
Informar

O que você mais precisa saber?

Benefícios
Requisitos
Atualizar

A informação é para quem?

Mim
Família
Outra pessoa