sábado,
25 de outubro de 2025

Receita Federal diz que não há previsão de liberação do RELP

RF voltou atrás em sua decisão e o Programa é uma forma de parcelar débitos das micro e pequenas empresas

- Anúncio -

A Receita Federal (RF) voltou atrás e informou que não há perspectiva ou data para disponibilização do programa de adesão ao Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no Âmbito do Simples Nacional (Relp).O governo segura há 24 dias o processo de adesão ao Programa.

Trata-se de renúncia fiscal e haverá a necessidade de publicação de medida compensatória por parte do Governo. Portanto, a Instrução Normativa que regulamenta o parcelamento só será emitida após a manifestação do Executivo Federal, e o programa só será disponibilizado a partir deste momento.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

O prazo para adesão ao programa de reescalonamento das dívidas termina no fim deste mês de abril. Mas segundo informou a Receita Federal, ainda não há data certa para a abertura desse processo e a consequente disponibilidade dos links para os interessados.

O que é o Relp?

O Relp é destinado às empresas endividadas. Com o programa, o contribuinte terá descontos sobre juros, multas e encargos proporcionalmente à queda de faturamento durante os períodos mais críticos da pandemia de coronavírus.

Como aderir ao Relp?

O Relp é destinado às microempresas e as empresas de pequeno porte que sejam optantes pelo regime de tributação do Simples Nacional.

Vale lembrar que a Lei Complementar nº 193/2022, que regulamenta o Relp, foi publicada no dia 17 de março. Desde então, contribuintes seguem à espera da liberação do programa.

Além disso, o texto prevê que o prazo para adesão se encerra no dia 29 de abril. Ou seja, os cidadãos teriam menos de duas semanas para optar pelo parcelamento, caso o prazo seja mantido.

Na última segunda-feira, o Sescon-SP oficiou a Receita Federal do Brasil solicitando readequação do prazo para adesão ao Relp, de no mínimo 30 dias úteis, após a disponibilização do programa. Dessa forma, as empresas de serviços contábeis teriam tempo hábil para orientar os seus clientes a tomar a melhor decisão.

Compartilhe:

Ana Lima
Ana Lima
Ana Lima é formada em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá e já atua na profissão há mais de 30 anos. Já foi repórter, diagramadora e editora em jornais do interior e agora atua na mídia digital. Possui diversos cursos na área de jornalismo e já atuou na Câmara Municipal de Teresópolis como assessora de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Qual sua relação com o MEI hoje?

Planejando
Atuando
Explorando

Seu principal objetivo agora é:

Começar
Organizar
Crescer

Seu conhecimento sobre o universo MEI é:

Básico
Intermediário
Avançado

Qual seu maior desafio no momento?

Burocracia
Finanças
Vendas