sexta-feira,
24 de outubro de 2025

Ao menos 70% de quem é MEI paga DAS com atraso: saiba os impactos disso!

- Anúncio -

Apesar de ser um regime de empresa muito mais simplificado, quem atua como MEI, microempreendedor individual, tem algumas obrigações, como é o caso do pagamento em dia do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). 

Em suma, o DAS é um boleto que conta com a atribuição da previdência social que garante a aposentadoria junto aos impostos. O valor máximo que pode ser pago durante o ano de 2022 é de R$ 66,6. Uma pesquisa que foi publicada pelo Neon, fintech de serviços financeiros, é estimado que ao menos 70% de todos os clientes e entrevistados pagam os boletos com atraso, o  que pode ser negativo a economia, caixa público  e até mesmo em relação ao bolso do empreendedor visto que tem que pagar multas por isso. 

Atualmente, a multa que está sendo aplicada para cada dia de atraso está sendo de 0,33% ao dia  que pode chegar a 20%. Os juros estão sendo calculados de acordo com a taxa Selic que está em dois dígitos, sendo a maior de todo o governo de Jair Bolsonaro.  

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

A negligência em um número elevado de DAS pode fazer com que a dívida se torne expressiva e que o MEI entre para a dívida ativa do estado em que deve fazer o pagamento de multas e terá o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica  retirado do Simples Nacional. Sem contar que a dívida ativa faz com que o empreendedor tenha dificuldades em abrir uma nova empresa posteriormente. 

MEI também deve realizar a declaração anual de faturamento 

A Declaração Anual de Faturamento de quem atua como MEI já está disponível pelo site do Portal Do Empreendedor que é oficial do Governo Federal.  Em suma, o valor máximo que pode ser faturado em um ano deve ser de até R$ 81 mil. Caso seja maior, haverá o desenquadramento da empresa.

Compartilhe:

Daiane Souza
Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi. Jornalista (0007147/SC) com experiência em conteúdo e marketing desde 2017. Atualmente, atendo clientes como freelancer para Jornalismo, digital PR e assessoria de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Qual sua situação atual?

Demitido
Recebendo
Informando

Qual seu principal objetivo?

Solicitar
Consultar
Entender

Qual seu tipo de vínculo?

CLT
Doméstico
Outro

Seu conhecimento sobre o tema é:

Nenhum
Básico
Avançado