quarta-feira,
22 de outubro de 2025

Carteira de trabalho digital pode ser usada para consultar e habilitar o PIS

Saiba como consultar o saldo do PIS pela carteira digital

- Anúncio -

O PIS é um programa que promove a integração do trabalhador no desenvolvimento das empresas ou órgãos públicos. São contribuições sociais pagas por empresas privadas com a finalidade de custear benefícios para o trabalhador e, assim, distribuir melhor a renda nacional.

PIS é a sigla do Programa de Integração Social. Ele é destinado aos trabalhadores do setor privado. Quem faz a administração desse programa é a Caixa Econômica Federal.

Mas como saber qual valor está sendo depositado? Os trabalhadores podem ter acesso aos saldos a receber por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Desta forma, sabe, o valor que têm direito a receber.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

No entanto, se você ao tentar entrar no aplicativo se deparou com a mensagem de “não habilitado”, vamos explicar como fazer para reverter este quadro. Acompanhe.

Quem tem direito às cotas do PIS?

Em primeiro lugar é preciso entender que a liberação desta cota do PIS é referente ao ano-base 2023 e é destinada a quem trabalhou com carteira assinada por, pelo menos, cinco anos. Além disso, é preciso que o funcionário cumpra requisitos como:

  • Estar inscrito no PIS há pelo menos cinco anos;
  • Quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano anterior;
  • Quem ganhou, no máximo, dois salários mínimos por mês, em média;
  • Também é preciso que a empresa onde trabalhava tenha informado os dados corretamente ao governo.

Caso o trabalhador se enquadre dentro dos requisitos para receber o abono salarial, é preciso saber, então se a empresa informou os dados corretamente ao governo e no prazo estabelecido.

Como habilitar o PIS na carteira digital?

A Carteira de Trabalho Digital teve sua criação em setembro de 2019. O usuário pode baixar o aplicativo de forma gratuita, e ele pode ser usado por qualquer pessoa que tiver um CPF. 

Após baixar o aplicativo, é preciso criar uma conta no site do governo federal. Após a instalação e login, é possível consultar o benefício através do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Assim, apenas pelo CPF, os trabalhadores podem ter acesso a todas as informações do PIS, atuais, bem como dos anos anteriores.

No app, basta clicar na aba “Benefícios”, e depois em “Abono Salarial”. Dessa forma, você pode ver se ganha ou não o PIS, bem como o valor e a previsão de pagamento, assim como o banco.

Como saber se a empresa depositou os dados do PIS

Por fim, para saber se a empresa depositou os dados é preciso consultar o site da RAIS. No campo PIS/Pasep, o trabalhador insere o número do NIS para verificar sua situação com relação ao PIS. Após preencher os dados, o site mostrará a situação do abono salarial.

Compartilhe:

Ana Lima
Ana Lima
Ana Lima é formada em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá e já atua na profissão há mais de 30 anos. Já foi repórter, diagramadora e editora em jornais do interior e agora atua na mídia digital. Possui diversos cursos na área de jornalismo e já atuou na Câmara Municipal de Teresópolis como assessora de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Qual sua situação atual?

Demitido
Recebendo
Informando

Qual seu principal objetivo?

Solicitar
Consultar
Entender

Qual seu tipo de vínculo?

CLT
Doméstico
Outro

Seu conhecimento sobre o tema é:

Nenhum
Básico
Avançado