domingo,
26 de outubro de 2025

Entenda como funciona o seguro-desemprego para MEI

O benefício de seguro desemprego é destinado aos microempreendedores e trabalhadores com carteira assinada

- Anúncio -

O MEI (Microempreendedor Individual) com emprego formal pode ter direito ao seguro-desemprego. Isso porque, além dos benefícios que a categoria já tem, essa novidade veio para dar aos microempreendedores que também estão envolvidos na CLT mais poder. No entanto, para usar esse direito, você precisa aprender algumas regras.

O seguro-desemprego está disponível para MEI, mas com algumas condições. O benefício é destinado aos microempreendedores e trabalhadores com carteira assinada.

Se você for demitido sem justa causa, pode pedir seguro-desemprego e obter uma renda temporária enquanto se reorganiza. No entanto, há algumas nuances que precisam ser bem entendidas, como tudo no Brasil.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Como funciona o seguro-desemprego

Para começar, você deve saber que o pagamento do seguro-desemprego para MEI depende do tempo de trabalho formal que você teve antes da sua dispensa. Esse benefício pode ser dividido em até cinco parcelas, e o número de parcelas varia dependendo do período de tempo que você trabalhou.

Você tem direito a três parcelas se trabalhou por pelo menos seis meses.

Existem quatro parcelas para quem trabalhou por um ano.

Você agora pode receber cinco parcelas do seguro-desemprego se trabalhou por pelo menos 24 meses.

É imperativo enfatizar que o seguro-desemprego dos trabalhadores independentes não é automático. Você deve fazer a solicitação online, pelo portal Emprega Brasil do Ministério do Trabalho e Emprego que é o método mais simples.

Embora o processo seja simples, é importante prestar atenção aos detalhes. Para começar, você precisará se conectar à sua conta Gov.br. Agora que você tem isso, basta seguir as instruções detalhadas no site para preencher os detalhes necessários.

Quem pode solicitar?

Esse benefício é concedido a qualquer microempreendedor individual (MEI) que mantenha um emprego formal, ou seja, além de ser um microempreendedor individual, também precisa ter um emprego registrado. O seguro-desemprego pode ajudá-lo caso você perca esse emprego, desde que você preencha os requisitos de tempo de trabalho.

O pedido será analisado pelo governo federal, então deve estar pronto com todos os documentos e informações necessários. O pagamento das parcelas do seguro-desemprego começa a ser depositado diretamente na sua conta bancária se tudo estiver certo.

O portal Emprega Brasil facilita e facilita a solicitação do seguro-desemprego para MEI. Veja as instruções detalhadas abaixo:

  1. Entre no site Emprega Brasil.
  2. Conecte-se à sua conta Gov.br.
  3. Preencha os dados que a plataforma pede.
  4. Envie o pedido e aguarde a resposta.

Se o seu pedido for aprovado, você só precisa esperar que as parcelas do seguro-desemprego comecem a ser debitadas em sua conta.

Para aqueles que precisam de ajuda financeira durante uma transição, essa medida é uma boa notícia. Afinal, trabalhar como MEI já exige muito trabalho, e o seguro-desemprego pode fornecer a tranquilidade necessária para reorganizar a vida e dar o próximo passo com segurança.

Compartilhe:

Thais Rodrigues
Thais Rodrigues
Formada em Jornalismo desde 2009 pela Unicsul e também pós-graduada em Jornalismo Esportivo pelo Centro Universitário FMU. Atualmente trabalhando nas áreas de redação, marketing e assessoria de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Qual sua situação atual?

Demitido
Recebendo
Informando

Qual seu principal objetivo?

Solicitar
Consultar
Entender

Qual seu tipo de vínculo?

CLT
Doméstico
Outro

Seu conhecimento sobre o tema é:

Nenhum
Básico
Avançado