domingo,
19 de outubro de 2025

Sine realiza mutirão com reforço no atendimento ao seguro-desemprego

Sine completa 50 anos com homenagens, mutirão e promessa de modernização no atendimento ao seguro-desemprego. Veja detalhes

- Anúncio -

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) chegou aos 50 anos de atuação com direito a homenagens, mutirão e promessas de modernização.

Criado para facilitar o acesso ao trabalho e ao seguro-desemprego, o programa celebra meio século ajudando brasileiros a se recolocarem no mercado.

Nesta quarta-feira (8), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizou, em Brasília, o workshop “Sine: Ontem, Hoje e Amanhã”, reunindo representantes de estados e municípios que integram a rede.

O encontro marcou o início de uma nova fase de reconstrução do sistema e destacou o papel essencial das agências em todo o país.

Ministro diz que ainda há muito o que fazer

Durante o evento, o ministro Luiz Marinho reforçou que o Sine passa por um processo de reestruturação. Segundo ele, o objetivo é modernizar as ferramentas de atendimento e ampliar o suporte aos trabalhadores e empresas.

“O Sine completa 50 anos, mas ainda temos muito a aperfeiçoar, especialmente na modernização das ferramentas, com o objetivo de oferecer mais facilidade e eficiência”, afirmou.

O presidente do Fórum Nacional de Secretarias do Trabalho (Fonset), Vladyson Viana, também ressaltou que a longevidade do programa mostra sua importância social.

“Se essa é uma política tão longeva, é porque existe uma demanda social latente. Por isso, é fundamental que seja fortalecida”, disse.

Mutirão de emprego movimenta centenas de pessoas

As comemorações incluíram ainda um mutirão de emprego promovido pelo MTE em parceria com o Governo do Distrito Federal.

O evento, realizado na Esplanada dos Ministérios, reuniu 40 empresas e atendeu 738 pessoas em busca de oportunidades.

De janeiro a setembro de 2024, 462.749 trabalhadores conseguiram emprego por meio do Sine. Somando todo o ano, o número já chega a 575.262 vagas preenchidas.

Seguro-desemprego

Atualmente, o Sine conta com cerca de 1.500 agências em todo o país.
Além de intermediar vagas de trabalho, o sistema também realiza:

  • Encaminhamento ao seguro-desemprego
  • Orientação profissional
  • Cursos de qualificação

Os serviços também estão disponíveis de forma digital, pela Carteira de Trabalho Digital, garantindo mais agilidade no atendimento ao trabalhador.

Criado em 1975, o sistema tem base na Convenção nº 88 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que orienta os países a manterem um serviço público e gratuito de emprego. O objetivo é simples, mas essencial: garantir um mercado de trabalho mais justo e acessível.

Atendimento 

O Sine é coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego e mantido com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). 

Com o avanço da tecnologia, a expectativa é de que os serviços de seguro-desemprego e intermediação de vagas se tornem ainda mais simples e rápidos para o trabalhador.

Aécio de Paula
Aécio de Paula
Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e pós-graduado em Direitos Humanos pela mesma instituição. Atua na produção, edição e apuração de conteúdos sobre política, economia, sociedade e cultura, com experiência em redações e portais de notícia.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Qual sua situação atual?

Demitido
Recebendo
Informando

Qual seu principal objetivo?

Solicitar
Consultar
Entender

Qual seu tipo de vínculo?

CLT
Doméstico
Outro

Seu conhecimento sobre o tema é:

Nenhum
Básico
Avançado