Desemprego cai para 11,6% em novembro
De acordo com dados que foram publicados pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, durante essa sexta-feira (28), as taxas de desemprego tiveram um movimento de queda durante o mês de novembro de 2021 saindo para 11,6% e totalizando a faixa de 12,4 milhões de brasileiros sem nenhum trabalho. Em suma, este cálculo não leva em consideração o número de estudantes e donas de casa.
Vale salientar, entretanto, que essa é somente não é a menor taxa que em relação ao ano de 2020, durante o mês de janeiro, quando o Brasil registrou a marca de 11,4% de índice de desemprego.
Como em consequência aos dados e uma volta de crença sobre a recuperação econômica do país, apesar das expectativas do PIB, Produto Interno Bruto serem de apenas 0,3% ao ano, menor que as taxas para a África do Sul e o México, o dólar abriu o pregão durante essa sexta-feira (28) em leve queda de 0,68% sendo cotado a cerca de R$ 5,38.
A coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, Adriana Beringuy, afirmou em nota que os dados de desemprego do país mostram boas expectativas a longo prazo e que a recuperação da economia será em breve.
Desemprego: Esperanças baixas para o PIB em 2022 devido a crises energéticas, pandemia e vários outros aspectos diferentes
De acordo com a Anip, é estimado que o setor da indústria tenha um crescimento de apenas 1,2% durante o ano de 2022 e que deve se manter estagnado. E, se não bastasse, ao menos 200 cidades do Rio Grande do Sul haviam declarado estado de emergência devido à falta de chuvas e as expectativas de produção de soja foram cortadas em um quarto. Como consequência da falta de chuva e pandemia, junto ao receio do desemprego que faz com que os consumidores gastem menos, as expectativas de PIB são de um crescimento de apenas 0,3%.