Golpe do Emprego de Meio Período: como funciona?
Durante essa semana, um assunto veio à tona nas redes sociais e fez com que muitas pessoas se mantivessem em estado de alerta sobre a possibilidade de terem caído no Golpe do Emprego de Meio Período. Em suma, a aplicação do golpe geralmente começa através de mensagens do Whatsapp e até mesmo pelo SMS.
A aplicação ocorre sobre as pessoas que estão em busca de dinheiro oficial ou de apenas uma carga menor de trabalho. Devido a isso, os criminosos entram em contato e afirmam que o indivíduo foi selecionado para atuar em uma empresa em Home Office mas que precisa pagar por um material de estudos antes. Esse material tem como objetivo ensinar o que será feito e como deve ser feito. O valor é de R$ 30 e que, segundo os golpistas, pode ser devolvido logo após o indivíduo começar as suas atividades, por isso, não estaria perdendo absolutamente nada.
O criminoso também promete que algumas vítimas iriam receber uma gratificação após comprar o curso que seria de 30% sobre todo o valor que conseguem no trabalho. O que acontece é que o usuário é levado para uma plataforma em que é obrigado a comprar o curso e não consegue ter de volta o valor que foi pago, ao mesmo tempo em que não tem acesso a mais informações sobre o emprego.
A plataforma também avisa para alguns usuários que é necessário que eles trabalhem com determinadas tarefas para que somente depois disso tenham o valor de volta, mas, mesmo realizando as tarefas, não conseguem ter acesso ao investimento perdido.
Pessoas chegam a perder valores ainda maiores com o Golpe do Emprego de Meio Período quando os criminosos oferecem cursos que chegam a R$ 500.