13° Salário do INSS em 2025: O Que Você Precisa Saber Para Não Perder Nenhum Centavo!

Já existe muita expectativa em torno dos pagamentos do 13º salário para os segurados do INSS neste ano de 2025. Veja detalhes
- Anúncio -

Ainda estamos no mês de fevereiro de 2025, mas a expectativa em torno dos pagamentos do 13º salário para os segurados do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) é alta.

Esse é um adicional normalmente pago aos trabalhadores formais do país. De todo modo, aposentados, pensionistas e outros beneficiários do INSS também têm direito ao saldo. Por isso, existe uma grande expectativa por parte desse público.

Data do pagamento do 13º salário do INSS

Para esse ano de 2025, no entanto, ainda não foi estabelecido um prazo definitivo para o pagamento do 13º salário do INSS.

É fato que existe uma expectativa para que os repasses ocorram entre os meses de abril e junho. Contudo, o que se sabe é que o Ministério da Previdência Social ainda não fez qualquer tipo de anúncio oficial sobre essas datas.

Os pagamentos do 13º salário do INSS

O fato é que desde o ano de 2020, quando o país ainda era governado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, aposentados, pensionistas e outros beneficiários do INSS vem recebendo o 13º salário logo no primeiro semestre.

Geralmente, o 13º salário do INSS é de um salário mínimo que atualmente corresponde a R$ 1.518. A expectativa é de que a autarquia se pronuncie sobre essa data de liberação no decorrer das próximas semanas.

Como consultar o pagamento do INSS

Qualquer segurado do INSS vai poder verificar o valor do seu 13º salário sem sair de casa. Essa verificação poderá ser feita através do extrato de pagamento, acessível por meio do aplicativo do Meu INSS.

Se preferir, você também poderá fazer essa consulta ligando para a Central 135. Mas nos dois casos, é importante lembrar que as informações sobre os valores de 13º salário ainda não estão disponíveis. Será preciso esperar mais algumas semanas.

Descontos do Imposto de Renda

Como dito, a grande maioria das pessoas que fazem parte do INSS recebem o 13º salário no valor do salário mínimo completo, que nesse ano de 2025 está na casa dos R$ 1.518.

Mas para aqueles que se enquadram nas regras do imposto de renda, existirão os chamados descontos. Estes abatimentos, aliás, são feitos na segunda parcela do benefício, independente de confirmação de antecipação ou não.

De acordo com a legislação vigente, pessoas que recebem até dois salários mínimos não precisam pagar o imposto de renda. Além disso, beneficiários que recebem o auxílio devido a doenças graves também estão isentos da cobrança desse tributo.

As regras do 13º salário

Para os trabalhadores ativos, os pagamentos do 13º salário podem ser feitos em uma parcela única, ou em duas parcelas diferentes no decorrer do ano. No final das contas, a decisão é sempre do empregador.

Caso opte por pagar o 13º salário em duas parcelas diferentes, a primeira precisa ser repassada ao trabalhador até o dia 30 de novembro, e a segunda até o dia 20 de dezembro.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis