13º Salário dos Aposentados: Será Que Você Vai Receber Antes do Natal?
Pagamentos do 13º salário do INSS começam a gerar muita expectativa entre aposentados e pensionistas do INSS. Veja detalhesAté aqui, a expectativa em relação aos pagamentos do 13º salário para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) vai crescendo cada vez mais. Esse é um dinheiro que pode fazer total diferença no orçamento dos brasileiros
O fato, no entanto, é que o governo federal ainda não definiu a data oficial para a liberação desse benefício extra. Mas existe uma tendência de que o pagamento seja antecipado para o primeiro semestre do ano, assim como aconteceu nos anos anteriores.
Antecipação é uma possibilidade real
Nos últimos quatro anos, o governo federal optou por antecipar os pagamentos do 13º salário para os aposentados e pensionistas do INSS.
Assim, o saldo foi dividido em duas parcelas sendo que a primeira foi liberada entre os meses de abril e maio, e a segunda entre os meses de maio e junho. Todos os segurados receberam o saldo em suas contas de maneira automática.
Essa medida teve o objetivo de estimular a economia, e ajudar beneficiários do INSS a lidar e com as despesas do dia a dia.
Embora ainda não exista um calendário oficial para o pagamento do 13º salário em 2025, a expectativa é de que o governo federal libere o saldo mais uma vez entre abril e junho.
Seja como for, antes mesmo dessa definição oficial, pode-se afirmar que todos os segurados do INSS deverão receber o 13º salário em suas contas de maneira automática antes das festas de final de ano.
Como funciona o pagamento do 13º salário
O 13º salário é um benefício adicional previsto em lei para todos os trabalhadores ativos do país. Aposentados e pensionistas do INSS também podem receber o saldo em suas contas.
Em regra geral, o empregador pode optar por pagar o saldo de uma só vez em uma parcela única, ou em duas parcelas diferentes no decorrer do ano. Veja abaixo:
- Primeira parcela: Geralmente equivale a 50% do valor do benefício mensal e não possui desconto de Imposto de Renda.
- Segunda parcela: Inclui o restante do valor, já com os descontos devidos, como o Imposto de Renda, quando aplicável.
Os segurados que começaram a receber as suas aposentadorias no decorrer do ano de 2025 terão direito de receber o 13º salário de forma proporcional ao número de meses em que ele foi beneficiário.
Como ainda não há uma data oficial de pagamento do 13º salário, a dica aos segurados é se manter atento às informações do INSS e do Ministério da Previdência Social.
Assim que o calendário oficial for divulgado, naturalmente essas fontes oficiais deverão informar ao segurados. Até lá, a dica é não clicar em links que prometem antecipações das aposentadorias, porque não há nada definido nesse sentido ainda.