13º salário: novo grupo de trabalhadores tem antecipação confirmada
Antes mesmo da virada do semestre, alguns prefeitos e governadores estão confirmando a antecipação do 13º salário de 2025Se você é servidor municipal de Fortaleza, pode respirar aliviado, e até mesmo começar a antecipar alguns planos para o primeiro semestre. Explica-se: a antecipação do 13º salário está confirmada para este grupo trabalhista.
O prefeito da capital cearense, Evandro Leitão (PT), garantiu nesta quinta-feira (10), durante entrevista ao Bom Dia Ceará, da TV Verdes Mares, que a primeira parcela do 13º salário será antecipada em 2025, mantendo a tradição dos últimos anos.
O prefeito disse que mesmo diante dos desafios financeiros típicos do início de mandato, a prefeitura se preparou para honrar os compromissos com o funcionalismo público.
“Foi feito um planejamento para que não haja nenhum tipo de atraso no pagamento, nem de salário, nem também do 13º”, destacou.
A promessa vem acompanhada de uma reafirmação do compromisso com a regularidade dos pagamentos, ponto sensível especialmente em momentos de transição administrativa. Segundo o prefeito:
“Já temos o planejamento para que essa primeira parcela, no meio do ano, que isso é histórico, aconteça, para que a gente não possa falhar, possa honrar com esse compromisso. Então tá garantido”.
O que se sabe até agora sobre o 13º salário
Assim, se você é servidor público da cidade de Fortaleza precisa saber que:
- 13º salário antecipado: Primeira parcela garantida ainda no meio do ano;
- Data exata? Ainda não foi divulgada;
- Tradição mantida: Em 2024, a primeira parcela foi paga em 1º de junho, durante a gestão de José Sarto (PDT), adversário político do atual gestor.
O 13º salário
O 13º salário é uma espécie de adicional voltado a determinados grupos de trabalhadores que atuam com carteira assinada. A ideia é que o funcionário receba um valor dobrado normalmente no final do ano. Mas a data exata dos pagamentos varia de acordo com a vontade de cada empregador.
No caso do prefeito de Fortaleza, por exemplo, a opção foi por antecipar a liberação já para o primeiro semestre. Em regra geral, o empregador precisa pagar a primeira parcela até o final de novembro, e a segunda até o dia 20 de dezembro.
O valor dos pagamentos do 13º salário varia de acordo com o salário de cada trabalhador, e com a quantidade de meses trabalhados no decorrer do ano.
O caso do INSS
Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por exemplo, também têm direito ao 13 salário.
Na última semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou a antecipação dos pagamentos para o primeiro semestre. Os segurados deverão receber o benefício extra em duas parcelas, entre os meses de abril e junho.