13º salário; saiba quando cada parcela é liberada

O final do ano se aproxima e os trabalhadores já começam a pensar no 13º salário. Veja quando o dinheiro é liberado.

O final do ano se aproxima e os trabalhadores já começam a pensar no 13º (décimo terceiro) salário. Quase sempre fica aquela dúvida: quando é mesmo que o dinheiro cai na conta?

A seguir, veja os prazos tanto da primeira quanto da segunda do 13º salário em 2022.

 

Data da primeira parcela do 13 salário de 2022.

A primeira parcela do 13 salário deve ser paga entre os dias 1º de fevereiro e 30 de novembro. Em geral, essa primeira parcela é paga em novembro mesmo.

Destaques sobre *** por e-mail

Sempre a primeira parcela terá um valor maior do que a segunda. Isso acontece porque, ainda que as duas parcelas sejam divididas em 50% cada, a primeira parcela do 13 salário não possui encargos trabalhistas.

Estes encargos são: desconto do INSS, Imposto de Renda ou pensão alimentícia, caso houver.

 

Quando cai a 2ª parcela do 13 salário?

No caso da segunda parcela, o prazo limite para que o valor caia na conta é o dia 20 de dezembro. Caso a data caia no final de semana ou no feriado, então o empregador deve antecipar o depósito.

 

Saiba como calcular o seu 13º salário

Basicamente o trabalhador que tem carteira assinada e que tem direito ao 13 salário deve deve dividir o valor médio do salário bruto em 12 meses. Após isso é preciso multiplicar o valor pelos meses que foram trabalhados; por último, calcule o valor em 50% sem os encargos. Pronto, agora você já sabe o quanto irá receber.

Entram no cálculo as horas extras e comissões que o trabalhador realizou até outubro. Em primeiro lugar é necessário dividir esse valor total por 12, o valor então deve ser multiplicado pelo custo de cada hora extra. Finalmente esse valor deve ser somado ao salário bruto inicial.

 

Quem foi demitido por justa causa pode receber 13º salário?

Trata-se de uma dúvida comum. A resposta inicial é sim! De modo geral, qualquer funcionário demitido tem direito a receber o 13º salário.

Entretanto, caso a demissão tenha sido por justa causa não é possível receber o abono.

Em outro tipo de demissão, excetuando a demissão por justa causa, o trabalhador demitido receberá o valor proporcional ao tempo trabalhado.

Aposentados e pensionistas já receberam a segunda parcela do 13º. O período para receber os valores foi até dia 7 de junho. Contudo, quem começou a receber o benefício depois dessa data receberá uma o 13º em parcela única que está prevista para começar a ser paga a partir de 24 de novembro.

 

E então, o que achou da matéria? Ela te ajudou? Então compartilhe com amigos e familiares.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis