Como o juiz define o valor da pensão alimentícia descontado no salário?

É um mito pensar que a porcentagem se limita a 30% do salário. Entenda

Existe uma crença de que o valor da pensão alimentícia será sempre 30% do salário. No entanto, isso é mito. Ou seja, a verdade é que não há um valor definido para a pensão, uma vez que o juiz leva em conta as possibilidades financeiras e as necessidades dos filhos.

Desse modo, considerando que não existe um valor mínimo ou máximo para o pagamento de pensão, o leitor pode estar se perguntando: “qual a porcentagem do meu salário que irei pagar de pensão alimentícia?”

A resposta é que vai depender. Não é possível afirmar o valor a ser pago. Entretanto, adiantamos que o juiz fixará o valor levando em conta as necessidades dos filhos e as possibilidades financeiras dos responsáveis.

Acompanhe a leitura!

Como o juiz define o valor da pensão?

Destaques sobre *** por e-mail

Conforme mencionamos anteriormente, a pensão alimentícia é calculada a partir de duas vertentes: possibilidade x necessidade. Ou seja, o juiz analisa tanto as condições financeiras, como as necessidades básicas dos filhos.

Assim, o magistrado fixa o valor ou a porcentagem a ser paga levando em consideração que o responsável não pode ter sua estabilidade financeira ameaçada.

Qual a porcentagem da pensão alimentícia?

A lei não prevê valores pré-determinados, visto que cada caso tem suas particularidades. Por isso, não há como fixar previamente qual o valor será pago pelos pais.

Então, a crença de que o valor da pensão é sempre 30% do salário é um mito. Portanto, o juiz avaliará a situação, caso a caso, para definir qual o valor mais justo a ser pago.

Se o salário aumentar, o valor da pensão acompanha?

Imagine que você paga uma pensão aos seus filhos. No entanto, há um problema: o cálculo feito pelo juiz foi baseado na sua antiga renda mensal.

No entanto, você recebeu uma promoção no trabalho e, por isso, seu salário aumentou. Então, no processo de pensão, o juiz determinou se o valor que você pagaria seria absoluto ou relativo. Assim, caso tenha sido um valor absoluto, não haverá mudanças.

No entanto, se o valor fixado foi relativo, a pensão também aumentará. Do mesmo modo, haverá alteração caso o valor tenha sido determinado levando em conta o salário mínimo como parâmetro, uma vez que se o salário mínimo aumentar, a pensão também aumentará.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis