Mais um estado anuncia antecipação do 13º salário
Estado do Amazonas anunciou que vai antecipar os pagamentos do 13º salário para os seus servidores. Veja quem vai poder receber o saldoO Governo do estado do Amazonas anunciou nesta segunda-feira (1) que vai antecipar os pagamentos do 13º salário para os seus servidores públicos. A informação foi oficialmente confirmada pelo governador do estado, Wilson Lima justamente no Dia do Trabalhador.
Segundo Lima, os pagamentos da primeira parcela da antecipação devem ocorrer entre os dias 11 e 12 de maio, ou seja, ainda antes do Dia das Mães, que acontece no segundo domingo do mês. A ideia é que boa parte do dinheiro que vai ser depositado poderá voltar de alguma forma para o comércio varejista no decorrer dos próximos dias.
Neste sentido, estima-se que pouco mais de R$ 310 milhões sejam depositados na economia do estado do Amazonas em breve. Ao todo, o Governo local estima que cerca de 110 mil servidores públicos possam ser beneficiados com a antecipação. Nesta lista, aliás, se encontram também os aposentados e pensionistas.
“Essa é uma forma de reconhecer o trabalho dessas pessoas que se dedicam a servir e a melhorar a vida do povo do nosso estado. A todos os trabalhadores, meu compromisso em continuar trabalhando para gerar cada vez mais emprego e renda no Amazonas”, disse Wilson Lima.
O 13º salário
O 13º salário é uma espécie de adicional de final de ano pago normalmente aos chamados trabalhadores formais. Na prática, é como se fosse um salário extra para que o cidadão tenha a oportunidade de ter um dinheiro a mais em períodos de grandes festas como o natal ou o ano novo.
O valor do pagamento do 13º salário varia a depender da quantidade de meses em que o cidadão trabalhou naquele determinado ano. A ideia central é que o indivíduo pegue o valor da sua remuneração e divida por 12, e depois multiplique pela quantidade de meses em que ele trabalhou naquele ano. O resultado é o valor do 13º salário.
A empresa fica livre para decidir se vai pagar este adicional de uma só vez no final do ano, ou se vai querer dividir o depósito em duas rodadas no decorrer do ano. No caso do governo do Amazonas, a decisão foi por antecipar os repasses da primeira parcela.
O 13º salário é um direito de qualquer trabalhador formal. Quem não recebe o saldo dentro do prazo exigido por lei, pode primeiramente entrar em contato com a sua empresa para entender o que aconteceu.
Se mesmo depois do contato, o dinheiro não for depositado, o indivíduo pode entrar com uma ação na Justiça do Trabalho. Caso o atraso envolva vários trabalhadores, a dica é procurar o Ministério Público do Trabalho (MPT).