Mais um estado anuncia antecipação do 13º salário; confira

Mais trabalhadores ganharam o direito de receber ao menos a primeira parcela do 13º salário de forma antecipada

Mais um grupo de trabalhadores brasileiros ganhou o direito de antecipar os pagamentos do 13º salário. Este é o adicional salarial que normalmente é liberado no final do ano, mas que pode ser pago antes pelo empregador.

Desta vez, quem anunciou a antecipação do pagamento da 1ª parcela d 13º salário foi o governo do estado de Santa Catarina. De acordo com a gestão estadual, a ideia é liberar a primeira parte do adicional já no próximo dia 17 de julho.

Já a segunda parcela do 13º salário será liberada apenas no mês de dezembro, ainda sem data definida. Segundo as regras trabalhistas atuais, os empregadores têm até o dia 20 do último mês para liberar tal pagamento.

Nas contas do governo de Santa Catarina, a antecipação da primeira parcela do 13º salário deverá injetar algo em torno de R$ 2,6 bilhões na economia estadual. Os cálculos foram divulgados pela Secretária da Fazenda estadual.

Anúncio do governador

Destaques sobre *** por e-mail

“Com vontade e um grande trabalho de gestão das contas públicas, poderemos prestigiar os servidores estaduais e antecipar a metade do 13º salário agora em julho, a exemplo do que já fizemos no ano passado”, disse o governador de Santa Catarina, Jorginho Melo (PL).

“Esse é um dinheiro extra que certamente será muito bem-vindo para cerca de 172 mil famílias catarinenses e também para a nossa economia”, completou o governador.

Vale lembrar que os valores serão liberados para servidores ativos e inativos do governo do estado de santa Catarina. Isso inclui, por exemplo, as pessoas que trabalham em fundações e autarquias estaduais.

Em caso de dúvidas específicas sobre a sua situação, a dica é entrar em contato com o governo do estado. Se você não é servidor de Santa Catarina, também pode contatar a sua gestão estadual para saber quando vai receber o seu 13º salário este ano.

Quanto vou receber no 13º salário

O valor dos pagamentos do 13º salário variam de acordo com uma série de pontos. São eles:

  • O salário mensal do trabalhador;
  • A quantidade de meses trabalhados em um determinado ano.

Para saber quanto você vai receber de 13º salário, é preciso pegar o valor do seu salário e dividir por 12, ou seja, a quantidade de meses do ano. Logo depois, basta pegar o resultado desta equação inicial e multiplicar pela quantidade de meses em que você trabalhou naquele determinado ano.

Por esta lógica, quanto mais meses você trabalha, maior é o valor que será pago no seu 13º salário. No caso dos cidadãos que trabalharam os 12 meses, a ideia é receber o valor completo do seu salário mensal.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis