Mais um estado anuncia ANTECIPAÇÃO do 13º salário; confira

Antecipação do 13º salário ajuda trabalhadores de todo o país a terem uma folga maior no orçamento antes da chegada do final do ano
- Anúncio -

Mais uma unidade da Federação decidiu antecipar os pagamentos do 13º salário desse ano de 2024. Desta vez,  a antecipação deverá beneficiar milhares de trabalhadores ativos e inativos, que poderão ter uma folga no orçamento antes da chegada do final do ano.

A antecipação do 13º salário foi anunciada pelo Governador Wilson Lima, do Estado do Amazonas. A informação foi confirmada ainda na manhã dessa sexta-feira (12). Milhares de servidores públicos que atuam no estado serão contemplados.

“SEXTOU COM BOA NOTÍCIA PARA OS SERVIDORES PÚBLICOS DO ESTADO E PARA O COMÉRCIO! Vamos antecipar o pagamento da 1ª parcela do 13º salário para os dias 23 e 24 de julho”, disse o governador. 

Destaques sobre *** por e-mail

“Somando o pagamento da folha mensal, vamos injetar cerca de R$ 1 bilhão na economia do estado no fim deste mês.lados com antecipação”, Completou o governador em seu perfil oficial da rede social x, o antigo Twitter.

O 13º salário

- Anúncio -

O 13º salário é uma espécie de adicional liberado para trabalhadores formais de todo o país. Em condições normais, este saldo é liberado sempre no final de cada ano.

Mas o empregador que desejar pode decidir dividir o 13º salário em duas parcelas diferentes. Neste caso, a primeira rodada precisa ser paga até o dia 30 de novembro, e a segunda precisa ser liberada até o dia 20 de dezembro.

Fica, portanto, a cargo de cada estado e município decidir se vai antecipar os pagamentos do 13º salário ainda para esse mês de Julho, ou se vai pagar tudo até o dia 20 de dezembro de uma só vez.

Quando se fala em serviço público, normalmente os gestores preferem dividir os pagamentos em duas rodadas diferentes. Isso porque este sistema ajuda a dividir o peso do orçamento dessas unidades da federação.

- Anúncio -

Os pagamentos do adicional

O valor dos pagamentos do 13º salário varia de acordo com a situação de cada trabalhador. Para saber o saldo exato, é preciso pegar o valor do seu salário e dividir por 12, a quantidade de meses do ano.

Logo depois, é preciso pegar esse valor e multiplicar pela quantidade de meses em que você trabalhou no decorrente ano. O resultado dessa pequena equação é justamente o valor do seu 13º salário.

Note que a primeira parcela deve equivaler a 50% deste patamar. A segunda parcela representa os outros 50%, mas deverá contar com os descontos do INSS e do Imposto de Renda. Em caso de dúvidas específicas sobre a sua situação com seu empregador.

- Anúncio -

Mais de 50 milhões de pessoas têm direito ao 13º salário no Brasil atualmente.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis