Mais uma capital confirma antecipação do 13º salário. Confira

Neste primeiro semestre, algumas das maiores cidades brasileiras estão confirmando a antecipação dos pagamentos da primeira parcela do 13º salário

A prefeitura da cidade do Rio de Janeiro confirmou nesta semana que vai antecipar os pagamentos da primeira parcela do 13º salário para os servidores municipais. De acordo com as informações oficiais, os repasses serão feitos para estes trabalhadores no próximo dia 3 de julho.

Segundo estimativas da prefeitura, algo em torno de 160 mil servidores municipais poderão receber o saldo da primeira parcela em suas contas. Ao todo, a gestão municipal pretende liberar R$ 500 milhões para a realização destas liberações. São eles:

  • funcionários do município que trabalham na Administração Direta, Funcional e Autárquica;
  • Inativos e Pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Ainda segundo a Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, a segunda parcela de liberação vai ser feita no dia 15 de dezembro, dentro das regras regimentais previstas em lei.

Além do Rio de Janeiro

Destaques sobre *** por e-mail

Como dito, o Rio de Janeiro não foi a única capital do país que anunciou a antecipação dos pagamentos do 13º salário para os seus servidores. A cidade de Fortaleza, no Ceará, também confirmou a antecipação para todos os trabalhadores da gestão municipal.

O anúncio foi feito pelo prefeito da cidade, José Sarto (PDT) por meio de suas redes sociais. Assim como no Rio de Janeiro, as liberações do adicional também serão feitas no próximo dia 3 de julho.

A Prefeitura de Fortaleza anunciou que vai liberar cerca de R$ 139,4 milhões para bancar os pagamentos desta primeira parcela do 13º salário. Este valor representa algo em torno de 40% de todo o valor que deve ser repassado nas duas rodadas do adicional este ano.

Poderão receber o saldo:

  • 36.973 servidores municipais;
  • 14.159 aposentados;
  • 3.521 pensionistas.

O 13º salário

O 13º salário também é conhecido como uma espécie de bonificação de final de ano. A ideia é que os repasses sejam feitos apenas aos trabalhadores formais. O empregador, no entanto, pode optar se vai pagar o saldo em duas parcelas ou se vai manter apenas uma liberação, geralmente no final do ano.

Os valores dos pagamentos do 13º salário costumam variar de acordo com o salário mensal do trabalhador, e com a quantidade de meses em que este cidadão trabalhou no decorrer do ano. Nos últimos anos, vários gestores começaram a optar por antecipar os repasses ainda para o primeiro semestre.

Esta foi a opção do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que antecipou as liberações para os aposentados e pensionistas do INSS em 2020, 2021 e 2022. Agora em 2023, o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve a prática.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis