Mais uma cidade confirma antecipação do pagamento do 13º salário

Com a decisão, mais trabalhadores formais ganham o direito de receber a primeira parcela do 13º salário. Veja quem pode receber saldo
- Anúncio -

A Prefeitura Municipal da cidade de Passo Fundo anunciou que vai antecipar os pagamentos da primeira parcela do 13º salário. De acordo com as informações oficiais, a ideia é liberar este dinheiro já a partir da próxima quinta-feira (20).

Nesta primeira rodada, os trabalhadores poderão receber o equivalente a 50% do valor total dos salário pago regularmente. Imagine, por exemplo, um trabalhador que receber R$ 1.320 por mês, valor que equivale a um salário mínimo. Na quinta, ele vai poder receber mais R$ 660 de bônus.

- Anúncio -

“Estamos mantendo o compromisso com os servidores, pagando a primeira parte em julho e depois em dezembro”, disse o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida.

“Além disso, esta é uma forma de injetarmos recursos na economia local, já que muitos usam para comprar produtos e quitar dívidas, o que faz movimentar o comércio e outras atividades econômicas de Passo Fundo”, seguiu o gestor.

“O nosso servidor já espera e sabe que, quando chega no dia 20 de julho, pode contar com esse dinheiro. A parcela corresponde a 50% do valor integral dos salários e, como das outras vezes, os descontos acontecerão em dezembro, no pagamento da segunda parcela”, destacou o secretário de Finanças de Passo Fundo, Dorlei Maffi.

Destaques sobre *** por e-mail

Os pagamentos devem ter impacto no bolso não apenas dos servidores ativos, mas também daqueles que estão na condição de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Antecipação do 13º salário

O 13º salário é uma espécie de bônus que precisa ser pago pelo empregador normalmente no final de cada de ano. O valor varia de acordo com quantidade de meses que o cidadão trabalhou no decorrer do ano.

Para saber o valor do seu recebimento, basta pegar o resultado do salário bruto e dividir por 12. Logo depois, basta multiplicar pelo número de meses trabalhados. Vale lembrar que na segunda rodada poderão existir os descontos referentes ao Imposto de Renda.

Ao empregador, há a opção de pagar todo o saldo de uma só vez no final do ano, ou dividir o bônus em duas parcelas. Boa parte das prefeituras e dos governos dos estados optam por liberar o saldo da primeira rodada de forma antecipada, até mesmo para facilitar os pagamentos.

A legislação brasileira indica que a primeira rodada precisa ser paga entre os dias 1º de fevereiro e 30 de novembro. Já a segunda parcela precisa ser paga até o dia 20 de dezembro. Estas regras também são válidas para este ano de 2023.

- Anúncio -
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis