O que fazer com o 13° salário? Veja algumas sugestões

A 1ª parcela do abono natalino deve ser paga até o próximo dia 30 de novembro

O dinheiro do 13° salário é super aguardado pelos trabalhadores e atualmente, o valor não é usado para comprar presentes, mas muitas das vezes para pagar contas. Ainda há quem use o abono natalino para as festas de fim de ano. 

A primeira parcela ocorre no próximo dia 30 de novembro e a segunda parcela pode cair na sua conta até 20 de dezembro. O abono extra pode ser aproveitado para diversão se você estiver com sua vida financeira em dia.

Se você pode usar o dinheiro somente para o lazer isso é muito bom, mas, se não pode, é bom saber o que fazer com o valor que irá receber.

Para você que está encrencado com dívidas, o bom é usar essa grana extra para pagar pelo menos uma delas ou negociar. Principalmente as que estão em atraso.

Onde empregar o 13° salário?

Destaques sobre *** por e-mail

A quantia também pode servir para as despesas de final de ano, quando surgem as festinhas de empresas com o famoso amigo secreto, também nas férias e viagens.

Mas para um país que a inflação está mostrando suas garras, o abono extra pode ser guardado para pagar o IPVA que no ano que vem deve ter um aumento que não será nada agradável para o seu bolso. Pense também no IPTU, que não pode deixar de ser pago, quanto mais acumula, pior fica.

Que tal guardar o dinheiro para uma despesa de emergência? Essa regra é boa para quem não tem dívidas e pode reservar essa grana extra para o futuro. Você pode guardar uma parcela e usar a outra para seu lazer.

Investir o dinheiro extra também é uma ótima opção. Atualmente existem bons investimentos, bastando apenas realizar uma boa pesquisa para saber qual a melhor forma de investir o seu 13° salário.

Dessa forma, o 13° salário é uma espécie de salário extra concedido a todo trabalhador que exerce alguma atividade com carteira assinada. Normalmente a primeira parcela é paga no dia 30 de novembro e a segunda parcela no dia 20 de dezembro.

O 13° salário é calculado a partir do valor equivalente a 1/12 da remuneração do trabalhador. Desta forma se você trabalhou durante 12 meses na mesma empresa recebendo o mesmo salário, seu 13° salário terá o mesmo valor.

Nos casos em que acontece alteração salarial no período ou quando o empregado começou a trabalhar a pouco tempo na empresa, é necessário a realização de um cálculo que vai considerar os diferentes valores e períodos.

Cálculo do 13°

O salário base é dividido em 12 e multiplicado pela quantidade de meses trabalhados.

Todavia, quando o trabalhador é contratado no meio do mês, será preciso calcular o valor proporcional por cada dia trabalhado.

Quem tem direito ao 13° salário?

Tem direito ao 13° salário o trabalhador urbano, doméstico, rural ou avulso que trabalhar sob o regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) com carteira assinada de, pelo menos, 15 dias.

Assim, o benefício será pago também em casos de encerramento de contrato de trabalho. Sendo um pagamento proporcional aos meses trabalhados, nos casos de demissão sem justa causa.

Portanto, faça valer seus direitos e fique de olho nas datas acima e confira se a grana entrou na sua conta.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis