Aplicativo meu INSS faz a prova de vida na pandemia

O aplicativo meu INSS foi desenvolvido pelo Instituto Nacional de Seguro Social para facilitar a solicitação da aposentadoria para os trabalhadores.

Diante da atual situação da pandemia do coronavírus, a prova de vida precisou ser suspensa de forma presencial para evitar aglomerações.

A expectativa é que a partir do primeiro dia do mês de junho o procedimento possa ser retomado, a depender do andamento e da queda do número de casos e mortes.

Mas já é possível realizar o procedimento de renovação da aposentadoria pelo aplicativo. Informações do governo dizem que mais de 5,3 milhões de beneficiados já poderiam fazer a prova de vida de forma online.

Como fazer a prova de vida no aplicativo meu INSS

Destaques sobre *** por e-mail

Para facilitar a vida dos aposentados e evitar o comparecimento até as agências, diminuindo o risco de contaminação, o INSS permite que o beneficiário prove que está vivo sem sair de casa.

Para isso, o aplicativo meu INSS faz a leitura por biometria facial no qual o sistema faz o armazenamento da imagem que ficará nos arquivos do órgão.

Para fazer a comparação das imagens do beneficiado e comprovar a prova de vida, recorre-se aos dados armazenados junto ao DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) e ao Tribunal Superior Eleitoral.

Os principais serviços do aplicativo

Além de ajudar na renovação do benefício, é possível realizar mais de 90 serviços previdenciários. Dentre eles, estão:

  • Solicitação de aposentadoria;
  • Simulação para aposentadoria;
  • Extrato de Imposto de Renda;
  • Auxílio doença;
  • Agendamento de perícias;
  • Carta de concessão;
  • Entre outros.

O aplicativo meu INSS está disponível para celulares Android e IOS. Enquanto isso, o governo federal aguarda novos pareceres no ministério da economia quanto a retomada dos prazos de prova de vida de forma presencial em agências bancárias e postos da previdência social.

Neste ínterim, nenhum benefício foi suspenso por conta da ausência da comprovação de vida, por determinação do Instituto Nacional de Seguro Social.

Fonte: Ache Concursos

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis