Como obter seguro desemprego depois de ficar desempregado?

Ao perder o emprego é preciso saber quais os passos necessários para dar andamento ao seguro desemprego, um benefício oferecido pelo governo que ajuda o trabalhador que foi demitido sem justa causa a se manter durante um período até que encontre uma nova oportunidade de emprego.

Esse benefício faz parte dos programas de Seguridade Social, onde o trabalhador que é demitido passa a ter o direito há alguns meses de salário, mesmo estando dispensado de suas atividades. É uma maneira de garantir e continuar se mantendo de forma financeira, porém ela é temporária. Para saber se você tem direito ou não é preciso avaliar dentro das regras, se o seu perfil se encaixa, principalmente dentro dos princípios da lei.

Quem tem direito ao seguro desemprego?

Para obter o seguro desemprego é preciso que o trabalhador se encaixe dentro de algumas regras, como por exemplo, ele precisaria estar trabalhando formalizado, registrado em carteira, e ser demitido de forma involuntária, não possui qualquer tipo de renda própria para sustentar a família.

Além disso, se for a primeira vez ao pedir o seguro desemprego, é preciso ter trabalhado registrado pelo menos um ano direto nos últimos 18 meses antes da demissão e do pedido de seguro desemprego.

Destaques sobre *** por e-mail

Caso seja a segunda vez que pede o seguro desemprego, o tempo de serviço deve ser de 9 meses nos últimos 12 meses de trabalho da data anterior. E na terceira vez que for solicitar o benefício, é preciso ter trabalhado registrado nos últimos 6 meses antes da data de demissão.

Leia mais: Desemprego no Brasil da pandemia: Doutor em engenharia espacial vende doces

O trabalhador tem o direito ao benefício se estiver dentro desses requisitos citados acima, e para fazer a solicitação, é preciso entrar no site do governo, encontrar a aba que diz “Solicitar seguro desemprego” e lá será encontrada todas as informações necessárias para se cadastrar e fazer a solicitação do benefício todo virtualmente.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis