Liberado saque emergencial do FGTS 2021?

Alguns leitores estão perguntando quando deve acontecer a liberação do saque emergencial do FGTS e quando que o governo deve fazer a liberação do valor em 2021. 

Portanto, se você também é uma das pessoas que possuem dúvidas no assunto, pode continuar a leitura conosco para saber mais!

Saldo do FGTS liberado

O saldo do FGTS foi liberado com antecedência no ano passado para todos os trabalhadores que tinham algo para retirar e precisavam de uma reserva financeira. 

Dessa forma, os trabalhadores tiveram o direito de realizar saques de até um salário mínimo (R$ 1100) para que movimentassem o valor. 

Destaques sobre *** por e-mail

Essa foi uma atitude positiva do governo Bolsonaro visto que permitiu a circulação de dinheiro em um momento de crise econômica, o que foi crucial para que o dinheiro fosse também para os pequenos comércios e MEIs. 

Vale ressaltar, entretanto, que apesar de não estar sendo tão divulgada e não ter nada oficial declarado, esse assunto já é debate antigo: desde antes de dezembro de 2020. 

No entanto, existem alguns pontos a serem levados em consideração, como é o caso da verba que o Brasil terá para financiar esses valores. Já não foi possível mudar os prazos de declaração de imposto de renda justamente por causa da falta de impostos que são usados para financiar o auxílio emergencial e o Bolsa Família. 

Já foi especulado o intuito do governo realizar esse adiantamento até o final de julho. Muitas atitudes estão sendo tomadas para manter o dinheiro em circulação e estimular o comércio: o aumento do BF, fornecimento de novas levas do auxílio, aumento da taxa Selic para diminuir o dólar, possibilidade de adiar o pagamento dos impostos de pessoa jurídica como o DAS do MEI e muitos outros. 

A Caixa Federal, entretanto, argumentou que não possui expectativas sobre quando devem realizar esses pagamentos e que ainda está realizando uma análise da atual situação. 

Leia mais: Voucher creche vai liberar crédito de R$ 250 em escolas particulares

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis