Contabilidade: Será que MEI realmente precisa de contador?

Será que um MEI realmente necessita dos serviços de Contabilidade? Existem transtornos resultantes da sua não utilização? Quem precisa utilizar? Essas são perguntas que certamente já passaram na cabeça de todo o Microempreendedor Individual, independentemente do seu ramo ou segmento de atividade.

De maneira simples e direta a resposta é não, um MEI não precisa, obrigatoriamente, contratar os serviços de um contador; ele não é obrigado a manter uma escrituração contábil, registrar movimentações em livros Diário e Razão; para um MEI os registros obrigatórios resumem-se a um registro mensal e anual de faturamento, recolhimento de encargos (se tiver um empregado) e o pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).

Mas existem outros serviços de contabilidade para um MEI?

Os serviços de contabilidade são facultativos após o registro de um CNPJ na condição de MEI (Microempreendedor Individual). Estes são importantes apenas como auxiliares ao longo de um exercício, geralmente quando se deseja ter um melhor controle das suas receitas e despesas, organizar melhor as suas obrigações fiscais e tributárias, ou mesmo quando a opinião de um contador é importante para a tomada de empréstimos e financiamentos.

No entanto, apesar de não ser obrigatório, os serviços de um contador oferecem algumas vantagens inquestionáveis. Entre elas, a de diminuir as suas preocupações com questões técnicas, poder gerar melhores e mais confiáveis relatórios gerenciais e financeiros, garantir um melhor planejamento para tomada de decisões, diminuir a margem de erros contábeis, entre outros benefícios.

Destaques sobre *** por e-mail

Ademais, os serviços de um contador experiente lhe ajudará a potencializar o seu negócio, facilitará uma ascensão à condição de Microempreendedor ou dono de uma Empresa de Pequeno Porte. Isso sem contar as demais vantagens advindas de uma parceria que tem como principal objetivo diminuir erros e garantir a veracidade de todas as informações fiscais e tributárias, mesmo que sejam as do âmbito de uma Microempresa Individual.

Leia mais:

Bolsa família: Quais são os principais valores?

Trabalhadores terão dois saques do PIS/Pasep

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis