Auxílio enxuto pode ser uma ponte para o novo Bolsa Família

Não é de hoje que o governo está com a popularidade baixa, e o povo vem mostrando isso em manifestações e panelaços frequentes espalhados pelo país. O presidente Jair Bolsonaro, vem se preparando e já discute a ideia de prorrogar o auxílio e renovar o programa do Bolsa Família.

Em termos econômicos existe a possibilidade de que essa nova ajuda, consiga reduzir os gastos e seria uma nova ponte para criar uma nova política social dentro do governo. Atualmente o auxílio emergencial paga a mais de 39 milhões de brasileiros uma ajuda de custo e está prevista para ser encerrado em julho, diferente do Bolsa Família.

Nova proposta de Bolsa Família

O governo já vem discutindo novas opções de mudar o sistema do Bolsa Família, trocando por um novo programa social. De acordo com algumas das discussões que já foram feitas, o governo possui em Caixa, cerca de R$ 44 bilhões para pagar o auxílio emergencial e por isso, existe a possibilidade de ele ser estendido novamente. Porém, com novas parcelas adicionais, o crédito precisa se manter dentro do teto de gastos, para que a inflação não avance de forma exagerada.

Uma das equipes do governo, defende a ideia de criar um novo Bolsa Família, e usar o auxílio junto do programa pode ser uma forma de enxugar os recursos que são limitados. Essa seria uma das alternativas para continuar atendendo as famílias, porém com um novo programa, pagando dessa forma um tipo de benefício apenas. Contudo, um dos principais obstáculos dessa mudança, é a ausência do teto de gastos. Tal equipe ainda não possui a autorização de desbloquear R$ 4,8 bilhões dos limites que são destinados para pagar esse recurso e com isso, mesmo com toda a sobra que existe, não é possível usar esse dinheiro para criar um novo programa.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis