5 sinais de que você está em um ambiente de trabalho tóxico

Estar em um ambiente de trabalho saudável faz toda a diferença para ser mais produtivo e também manter a saúde mental em ordem. Por mais que estar trabalhando possa ser empolgante, já durante a entrevista é possível perceber como o ambiente pode ser.

É preciso observar alguns comportamentos e principalmente perceber sinais que possam ser reconhecidos como tóxicos. Para saber quais são esses sinais continue lendo.

1.      Desrespeito

Ao estar em um ambiente de trabalho e perceber que os funcionários não gostam do chefe, possivelmente seja por um comportamento desrespeitoso que ele pode ter ao lidar com os outros. Durante a entrevista esse comportamento já pode ser percebido de cara.

2.      No ambiente de trabalho tóxico o chefe não fala sobre a equipe

Destaques sobre *** por e-mail

Ou quando fala é para reclamar. Em 60% dos casos, um ambiente tóxico diz muito mais sobre a empresa ser mau gerida, ou seja, ter um responsável que não sabe lidar ou gerenciar a mão de obra. A falta de liderança pode causar vários problemas dentro do ambiente de trabalho e basta observar como uns falam sobre os outros.

3.      Troca constante de funcionários

Quando há muita rotatividade de pessoas, é preciso estar atento ao ambiente. Porque as pessoas são demitidas constantemente? Por que estão sempre contratando pessoas novas? Como a empresa lida com os funcionários? Essas perguntas indicam se o ambiente de trabalho é saudável ou é só uma porta giratória onde as pessoas não ficam muito tempo.

4.      Falta diversidade

Um ambiente de trabalho considerado como tóxico, também pode ser aquele que possui pouca diversidade de pessoas contratadas. Gênero, raça, entre outros membros que fazem parte da sociedade que possam representar grupos diferentes é uma forma de diversificar o ambiente. Observe se a empresa possui essa diversidade.

5.      Benefícios bons demais

Outro ponto importante a se observar sobre o ambiente, é sobre os benefícios. Quando a empresa oferece regalias de mais, significa que o local de trabalho pode não ser tão agradável assim.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis