O que é o IPVA, afinal? Como funciona? Saiba mais agora

IPVA, como funciona? É dúvida de muitas pessoas. O IPVA é um imposto estadual que coleta dos contribuintes donos de algum veículo, uma taxa anual.

Sua obrigatoriedade é prevista por lei. Portanto, aquele que não pagar está sujeito a multa de 0,33% para cada dia que não for pago e, caso haja insistência em negligenciar o pagamento, será imposta uma dívida ativa no CPF respectivo ao dono do carro.

Por isso, é muito importante que um dono de veículo, seja moto ou carro, esteja em dia com o pagamento de seus impostos para evitar qualquer problema futuro com relação a isso.

Seu valor de alíquota pode variar de acordo com cada estado e só é cobrado sobre veículos que andam em solo.

Por isso, existem várias maneiras de conferir quanto deve ser pago sobre um veículo. Uma delas é utilizando o aplicativo do Detran para conferir quanto é que deve ser pago de acordo com o número de RENAVAM.

Destaques sobre *** por e-mail

Outro fato é que aviões e veículos náuticos ficaram isentos de pagar taxas sobre esse imposto, desde 2006, quando foi decidido pelo STF a isenção do pagamento desse valor para esses tipos de veículos.

IPVA como funciona?

O valor do IPVA varia entre 1% e 6% respectivo ao valor de tabela FIPE de um veículo.

Ou seja, se um carro, por exemplo, tem o valor na tabela FIPE de 40.000, de acordo com o estado em que foi registrado, seu IPVA pode variar entre R$ 400,00 a R$2.400,00.

O dinheiro recolhido pelo IPVA é direcionado a fundos públicos de investimento em várias outras áreas, como saúde, infraestrutura e educação.

Portanto, uma pessoa que contribui devidamente com o pagamento de seu IPVA está também contribuindo para o fomento do desenvolvimento da nação.

IPV como funciona: Obrigação de todo motorista

O IPVA é obrigatório por todos os motoristas, menos aqueles que possuem automóveis com mais de 20 anos. O valor, como dito, depende da tabela FIPE.

Leia também: IPVA: o que acontece se eu não pagar o imposto?

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis