Pró-labore: Você sabe do que se trata?

Todo pagamento ou remuneração que é dado ao sócio da empresa ou dono, é chamado de Pró-Labore. Toda empresa precisa pagar seus funcionários e com sócios e proprietários não é diferente. Porém, no caso de funcionários o pagamento se chama salário e entre os donos leva esse outro nome.

Apesar de ser algo bem parecido, o Pró-Labore possui outras especificações, já que ele é dado a quem dirige a empresa. Sendo assim, as regras e descontos impostas a esse montante é diferente. Para entender melhor como ele funciona continue lendo.

O que significa?

O termo pró-labore  vem do latim e tem como significado a frase “Pelo trabalho”. Se trata de um valor pago pelo serviço prestado pelos sócios da empresa e até mesmo pelo proprietário. O montante do pagamento não deve levar em consideração o faturamento da empresa, ele precisa ser fixo, assim como é o salário dos demais funcionários. Embora isso possa parecer estranho, dizer que o dono da empresa deve ter um pagamento fixo, isso faz parte da administração da empresa, para manter o controle financeiro, e também é importante para os impostos e contribuições que precisam ser feitas de cunho obrigatório.

Diferença entre o salário e o Pró-Labore

Destaques sobre *** por e-mail

Os dois pagamentos são bem semelhantes, mas cada um tem seus destinatários. A frequência é a mesma, mas apesar de ser um fator que tem diferença significativa, é preciso levar em consideração que os sócios por exemplo, não são considerados empregados comuns da empresa. Até porque na maioria das vezes eles não são registrados em carteira, e por isso, não possuem diversos outros benefícios que a CLT oferece.

Os serviços oferecidos também são diferentes, já que o proprietário faz a gestão do negócio, enquanto que os sócios podem auxiliar nessa administração, enquanto que os colaboradores prestam serviço dos mais variados tipos e em categorias diferentes.

Leia também: Diferença entre MEI e ME: Características de cada um dos modelos

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis