Dívida pública: o que é e como afeta a economia do trabalhador?

A dívida pública é um termo que aparece em uma série de dicionários econômicos mas que, nem sempre, o trabalhador sabe como ela influencia em seu bolso. Neste artigo, iremos abordar um pouco mais sobre o que ela se trata, quais os impactos e muito mais. 

A dívida pública é contraída quando o governo brasileiro precisa solicitar empréstimos para pagar gastos que foram além do que poderia retirar dos cofres públicos. No mês de setembro do ano de 2020, ela estava em R$ 4,4 trilhões e avançou para cerca de R$ 5 trilhões, cerca de 80% de todo o valor do PIB, Produto Interno Bruto. 

Todos os anos o governo federal realiza relatórios da Lei Orçamentária Anual (LOA) que prevê a quantidade de gastos para o decorrer dos 12 meses futuros. No entanto, pode acontecer de ser superior ao planejado por muitos fatores, seja por desvios ou até mesmo pelo valor da inflação que, acumulada, em julho alcançou mais de 8,99%. 

E como a dívida pública impacta o trabalhador?

A Constituição prevê que o governo determine algumas porcentagens mínimas para a saúde e educação. E, quando os gastos acabam sendo maiores ou não se tem verbas para pagar o que é previsto por lei, o trabalhador começa a pagar mais impostos em cima de produtos, sejam eles no ICMS e outros. 

Destaques sobre *** por e-mail

Além do maior pagamento dos impostos, há uma diminuição de investimentos em itens que são direito dos trabalhadores e cidadãos brasileiros, como a saúde. Dessa forma, as universidades passam a receber menores quantidades de verbas e, assim como a UFRJ no ano de 2021, ficam prestes a fechar. 

Os servidores públicos também podem sofrer com atrasos nos pagamentos, o que impacta também na economia pública e pode desencadear em greves e paralisações em algumas funções. O governo federal já criou a PEC Emergencial como forma de controlar a crise econômica. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis