Saiba aqui como identificar uma nota fiscal fria para não cair em golpes

Bom, aqui no jornal O Trabalhador, o assunto “Nota fiscal fria” já foi amplamente abordado. E a partir das leituras publicadas aqui, é possível que o leitor chegue a conclusão de que este é um assunto delicado e que merece a atenção de empreendedores, uma vez que a emissão de notas fiscais frias pode acarretar a punições.

Mas, muitas vezes, algumas pessoas podem ser vítimas de golpes em que notas fiscais frias são emitidas em seu nome ou no nome de suas empresas.

Essa prática é amplamente condenada pela justiça e merece ser assim, uma vez que é um crime de sonegação de impostos que acaba prejudicando pessoas que não estão envolvidas com as empresas sonegadoras.

Mas, caso se seja alguém que está passando por problemas fiscais por conta de notas fiscais desconhecidas, aqui está um texto que mostra como identificar uma nota fiscal fria de forma rápida.

Bom, primeiramente, é preciso que sempre que se receber uma nota fiscal se confira o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica para saber se esse realmente corresponde àquilo que foi comprado ou serviço que foi contratado.

Destaques sobre *** por e-mail

Basta conferir os dados que estão contidos nesse documento (DANFE) e ver se tudo está dentro da normalidade. Esse processo pode ser feito também por meio da verificação da chave de acesso que fica no canto direito, na parte de cima, da nota fiscal.

Para checar, basta ir até o site da Secretaria da Fazenda e conferir se a nota fiscal está autorizada pela Receita Federal.

Enfim, outra maneira de estar sempre a frente de problemas como esse e evitar que penalidades sejam postas sobre uma empresa, o interessante é que se tenha um contador a disposição para lidar com esse tipo de tramitação.

Assim se fica prevenido de possíveis fraudes com notas fiscais frias.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis